agosto branco

Agosto Branco: Porque a conscientização é tão importante?

Agosto é o mês oficial da conscientização quanto a importância da prevenção do câncer de pulmão. Conhecida como “Agosto Branco”, a campanha visa trazer mais informações quanto à saúde dos pulmões e promover o conhecimento sobre as principais formas de prevenção e acompanhamento do câncer, especialmente para as pessoas que se encontram nos grupos de risco. 

O que é o câncer de pulmão

O câncer de pulmão é um tumor agressivo que possui uma grande capacidade invasora. Assim, pode atingir outros órgãos fundamentais para a saúde, como cérebro, fígado, ossos e coração. É o segundo tipo de tumor maligno mais comum no Brasil, abrangendo cerca de 13% de todos os casos de novos cânceres. 

Além do grande número de casos, essa doença matou 29.354 pessoas no país em 2020. Esse número é tão alto pelo fato de que a maioria dos cânceres de pulmão são diagnosticados em estágios já bem avançados. 

Quais são os principais fatores de risco?

Fator de risco é tudo aquilo que aumenta sua chance de contrair uma doença, como o próprio câncer, por exemplo. Alguns fatores podem ser controlados, já outros não. Com relação ao câncer de pulmão, esses são os principais fatores de risco para seu desenvolvimento:

  1. Tabagismo: fumar é o principal fator de risco para o câncer de pulmão. Para se ter uma ideia da sua gravidade, cerca de 80% das mortes por esse câncer são consequências do tabagismo.
  2. Fumante passivo: aquela pessoa que não fuma ativamente, mas que fica exposta à fumaça do tabaco, tem seu risco aumentado em pelo menos 3 vezes mais em relação a uma pessoa que não se expõe a essa fumaça.
  3. Histórico familiar: indivíduos que possuem parentes de primeiro grau diagnosticados com esse câncer podem ter um risco ligeiramente maior de desenvolver a doença.
  4. Poluição atmosférica: a poluição do ar, especialmente nas ruas e estradas com altos volumes de tráfego, também pode prejudicar o pulmão e, consequentemente, aumentar as chances de desenvolver o câncer.

Agosto Branco: porque a prevenção é tão importante?

Quando falamos em câncer, a detecção precoce desempenha um papel fundamental no sucesso do tratamento. Um diagnóstico é considerado precoce quando o câncer é identificado em seus estágios iniciais. 

Quando realizamos o diagnóstico nos estágios iniciais da doença, as chances de sucesso e as opções de tratamento são maiores. No entanto, quando encontramos a doença em estágios mais avançados, tanto as chances quanto as opções de tratamento reduzem drasticamente. 

Por isso o Agosto Branco é tão importante. Pois busca trazer mais conhecimento acerca desse tema e seu objetivo maior é fazer com que pessoas que pertencem aos grupos de risco busquem auxílio médico para ter o acompanhamento necessário. 

Assim, se você faz parte de um dos grupos de risco citados acima, não exite em procurar um profissional para avaliar a saúde dos seus pulmões e acompanhar o seu caso ao longo do tempo! Além disso, se você tem entre 50 e 80 anos e fuma ou deixou de fumar há menos de 15 anos, você deve realizar rastreamento para o câncer de pulmão com tomografia de tórax anualmente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp