câncer de pulmão

5 sintomas do câncer de pulmão

Segundo o portal do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pulmão é o segundo tipo de neoplasia mais comum no Brasil. Por ser uma doença assintomática, dificilmente o diagnóstico é feito de forma precoce, o que reduz as chances de sobrevida do paciente. 

Você sabe quais são os sintomas provocados por essa condição? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, listamos os sinais mais característicos desta neoplasia maligna.

1) Tosse constante

Embora a tosse seja um sintoma comum em gripes e resfriados, ela pode ser um forte indicativo de câncer de pulmão. Quando está relacionada com quadros mais leves, o mais comum é que ela desapareça em até duas semanas.

No entanto, em função da toxicidade do cigarro, fumantes ativos tendem a lidar por mais tempo com esse sintoma. Se a tosse se tornar crônica e permanecer por longos períodos, a suspeita de câncer é levantada e inicia-se o rastreamento.

Por isso, consulte um médico especialista se você apresentar: tosse constante, rouquidão ou outras alterações na voz, expelir sangue enquanto tossir e notar a presença excessiva de muco na tosse.

2) Fadiga

A fadiga excessiva pode se relacionar com o estresse ou de vários outros fatores. No entanto, a permanência desse cansaço por longos períodos e a dificuldade de obter um diagnóstico preciso pode ser um alerta.

Isso porque a fadiga é um dos sintomas mais característicos que indicam a presença de um câncer, principalmente o pulmonar, pois, as vias respiratórias se encurtam e há um acúmulo de líquido no peito, dificultando a respiração.

3) Dor no peito e ossos

Outro sinal provocado pelo câncer de pulmão é a dor nos ossos, ombros ou no peito. Essa sensação pode indicar uma debilidade do corpo em função das células cancerígenas terem se espalhado pelo corpo e atingido os ossos.

4) Infecções respiratórias

As infecções respiratórias são um problema comum nas grandes cidades em razão da intensa poluição presente no ar. No entanto, lidar frequentemente com bronquites ou pneumonias que não melhoram com medicação, pode ser um indício de câncer.

Por isso, mesmo que, no primeiro momento, não haja um diagnóstico preciso sobre a causa dessas infecções, procure um profissional especializado no tratamento de câncer de pulmão para que ele avalie o quadro.

5) Perda abrupta de peso

Existem alguns sintomas que estão presentes em pacientes de todos, ou quase todos, tipos de câncer. A perda abrupta de peso é um desses casos, principalmente quando não há nenhum fator que explique esse emagrecimento.

Ademais, quando é um indicativo de câncer, a perda de peso é acompanhada de outros sinais, tais como, fadiga, debilidade e perda de apetite. Então, é importante procurar ajuda médica, porque a perda exagerada de peso pode representar riscos.

Então, após a leitura deste post, você conheceu alguns dos sinais mais característicos de um câncer de pulmão. Geralmente, essa doença está relacionada com o tabagismo. Assim, além de procurar ajuda médica na presença desses sintomas, abandone o cigarro.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp