Cirurgia Pilmonar

Tipos de Cirurgia Pulmonar

Quando falamos em cirurgia pulmonar, existe uma gama de procedimentos que podem ser realizados. A escolha do melhor procedimento para cada caso é feita mediante uma avaliação individual de cada paciente, considerando seu diagnóstico, estágio da doença e estado geral de saúde da pessoa. 

Se você quer saber mais sobre esses procedimentos e quando são indicados, continue a leitura!

Quando a cirurgia pulmonar é indicada?

Existem doenças pulmonares que podem ser tratadas com o uso de medicamentos e garantem a recuperação total ou melhora na qualidade de vida do paciente. No entanto, há aquelas que somente a cirurgia resolve completamente o problema.

As principais condições que necessitam de tratamento cirúrgico são:

  1. Enfisema pulmonar: doença degenerativa na qual ocorre a perda da elasticidade dos pulmões, causando dificuldade para respirar. A depender da gravidade, pode ser necessária a cirurgia de redução dos pulmões ou até transplante.  
  2. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): consiste na limitação do fluxo de ar dos pulmões e constante inflamação e rigidez dos brônquios, podendo levar a destruição dos alvéolos. Nos casos mais graves, a cirurgia para redução do pulmão pode ser necessária.
  3. Fibrose pulmonar: acontece quando há substituição do tecido normal dos pulmões por um tecido cicatricial. O procedimento cirúrgico pode ser recomendado para a biópsia ou para o transplante do órgão.
  4. Necrose pulmonar: é quando ocorre a morte de todo ou parte do tecido do pulmão, geralmente causado por uma pneumonia bacteriana. A cirurgia pode ser indicada para evitar que a infecção  se espalhe por todo o pulmão. 
  5. Derrame pleural: acontece quando há acúmulo do líquido que lubrifica. Nos casos em que há um acúmulo grande, a cirurgia pode ser indicada.
  6. Nódulos de pulmão: nesses casos, a cirurgia é realizada para fazer a biópsia e a retirada caso a lesão  encontrada seja identificada como maligna.
  7. Câncer de pulmão: nos casos em que o diagnóstico é realizado na fase inicial, a cirurgia assume papel curativo, oferecendo cerca de 85% a 90% de chances de recuperação. Neste caso, o procedimento é feito para remover o tecido afetado.

Quais os principais procedimentos para cirurgia pulmonar?

Agora que você já sabe um pouco sobre as principais doenças que podem ser tratadas por meio da cirurgia pulmonar, está na hora de conhecer os principais procedimentos. Veja abaixo:  

Lobectomia

Esse procedimento consiste na retirada completa de um dos cinco  lobos do pulmão, que é como dividimos o órgão. Esse procedimento é indicado em casos de tumores de pulmão, em que a massa pode ser retirada por meio dessa técnica. Com a realização desse procedimento aumentamos as chances de cura do paciente. 

Pneumonectomia

A Pneumonectomia consiste na retirada de um pulmão inteiro. Ou seja, o lado afetado pelo câncer de pulmão é totalmente retirado para promover a eliminação completa do tumor. Costuma ser indicada em casos de câncer pulmonar em que o tumor é muito grande ou está localizado no meio do órgão, acometendo mais de um lobo

Segmentectomia anatômica ou ressecção sublobar

Essa técnica consiste na retirada de uma parte determinada do lobo pulmonar. Ou seja, não é necessário tirar todo o lobo, mas somente a porção afetada do mesmo. Essa é uma nova modalidade de tratamento para câncer de pulmão em fase inicial que tem se tornado cada vez mais aceita por preservar uma maior porção do órgão. 

Vale ressaltar que todos esses procedimentos podem ser realizados preferencialmente por meio de cirurgia minimamente invasiva, como a cirurgia robótica por exemplo, ou quando necessário de forma tradicional . Converse com o seu médico sobre suas possibilidades. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp