pulmão saudável

7 dicas para ter um pulmão saudável

Cuidar bem da saúde é o caminho para viver mais e melhor. No entanto, alguns órgãos e sistemas merecem atenção extra, devido ao impacto que têm em nossa saúde e na sensação de bem-estar de forma geral. E um pulmão saudável é fundamental para isso!

Quer saber mais sobre esse órgão e como mantê-lo saudável? Então continue a leitura abaixo!

O que é o pulmão e qual sua função?

O pulmão é um órgão de forma piramidal, localizado na caixa torácica e que faz parte do aparelho respiratório. Dessa forma, corpo humano possui dois pulmões, divididos em partes chamadas de lobos; o pulmão esquerdo tem dois lobos e o direito, três. 

A principal função dos pulmões é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono, permitindo que o ar que respiramos entre em contato com o sangue que circula no corpo. Esse contato possibilita uma troca gasosa essencial para a vida e consiste, basicamente, na absorção do oxigênio pelo sangue a fim de, ligado à hemoglobina, ser transportado para todas as células do organismo, e na eliminação do gás carbônico, que as células produziram para gerar energia.

Como você pode perceber, esse órgão tem uma importância vital para o nosso organismo, afinal, todas as nossas células precisam de oxigênio para executar suas funções e é o pulmão o responsável por esse fornecimento.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a manter esse órgão tão importante longe de doenças e complicações.

7 dicas para ter um pulmão saudável:

Veja abaixo algumas dicas que você pode implementar no seu dia a dia para garantir que seu pulmão esteja sempre saudável e, assim, consequentemente, levar uma vida mais saudável também:

1- Evite exposição a poeiras e fumos

Quando penetram no organismo, as poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores podem causar problemas respiratórios, como o enfisema pulmonar e até câncer de pulmão. Assim, evite lugares muito poluídos. Se esses agentes fazem parte do seu dia a dia no trabalho, exija os equipamentos de proteção adequados. 

2- Largue o cigarro 

O tabagismo está diretamente ligado ao surgimento do câncer de pulmão. Parar de fumar pode ser desafiador, mas é um desafio que vale a pena em nome da sua saúde. Existem diversas técnicas que você pode utilizar para conseguir dominar esse vício, mas a principal delas é tomar uma decisão firme e definitiva de abandonar o cigarro. 

3- Faça atividades físicas

Manter-se fisicamente ativo é fundamental para uma vida saudável de forma geral. No que diz respeito aos pulmões, a atividade física melhora a capacidade pulmonar e aumenta a capacidade de consumo de oxigênio. Assim, procure uma atividade que te agrade e que respeite os seus limites. O importante é se movimentar!

4- Tenha uma alimentação saudável

Assim como a atividade física, uma boa alimentação é fundamental para a saúde do indivíduo. Procure ter sempre uma dieta balanceada, evitando excessos no consumo de álcool, alimentos industrializados e açúcares. Procure também incluir alimentos benéficos para os pulmões, como alho, abóbora e salmão.

5- Beba bastante água

A água é fundamental ao bom funcionamento do organismo, pois integra diversas funções essenciais, desde o transporte de nutrientes e eliminação de toxinas, até à lubrificação das mucosas. 

No sistema respiratório, a água faz com que as mucosas fiquem mais úmidas e as secreções mais líquidas, o que facilita o processo de respiração.

6- Mantenha a limpeza da casa

Um ambiente limpo e arejado é muito importante para a manutenção da saúde pulmonar, Afinal, é preciso evitar poeira, ácaros e fungos. Esses agentes são responsáveis por diversos problemas respiratórios que podem ser evitados com uma boa limpeza na casa. 

7- Faça visitas regulares ao médico

Por último e não menos importante, mantenha seus exames sempre em dia. Assim, em visita regular ao seu médico você pode acompanhar seu estado de saúde, além de possibilitar que qualquer problema que surja seja identificado em seus estágios iniciais, quando as opções de tratamento e chances de cura são maiores. 

Seguindo essas sete dicas você estará no caminho certo para uma vida saudável e muito mais prazerosa. E não se esqueça de procurar um médico sempre que notar algo anormal no seu organismo. Ademais, o nosso corpo sempre nos dá sinais quando algo não vai bem, basta escutá-los e buscar ajuda. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp