sinais de que seu pulmão não está saudável

Sinais de que seu pulmão não está saudável

Cuidar da nossa saúde deve ser um hábito regular em nossas vidas. Além de nos alimentarmos bem, fazer exercícios regularmente e manter os exames em dia, devemos também estar atentos a mudanças que possam ocorrer no nosso organismo. Afinal, essas mudanças, são sinais que nosso corpo nos dá de que algo não vai bem. No caso dos pulmões, existem alguns sinais que devemos estar atentos. Eles podem indicar problemas que vão desde uma doença respiratória, como asma, até câncer de pulmão. 

Não sabe a quais sinais deve estar atento? Continue a leitura e descubra! 

5 sinais que um pulmão não saudável pode dar

Aqui estão alguns sinais de que você deve procurar ajuda médica para uma avaliação dos seus pulmões: 

1- Tosse subaguda ou crônica: a tosse é considerada subaguda quando dura mais de 21 dias e crônica quando dura mais de 8 semanas. Quase todas as doenças pulmonares têm uma tosse persistente como um dos principais sintomas. Assim, esse é um sinal muito importante de que é hora de procurar um médico. 

2- Falta de ar: é normal que nossa respiração fique acelerada e que até tenhamos certa dificuldade de respirar quando estamos praticando atividade física intensa. No entanto, ficar sem fôlego quando estamos em repouso ou fazemos atividades leves não é normal. Se você sofre com falta de ar constantemente em situações em que isso não deveria acontecer, procure um médico.  

3- Tosse com produção de escarro e muco: em algumas condições como gripes e resfriados, é normal que o organismo produza uma quantidade maior de muco. Isso ocorre porque as defesas do corpo estão tentando eliminar o agente causador do problema. Entretanto, se você está produzindo muito muco de forma contínua e duradoura, isso pode indicar uma doença pulmonar crônica.

4- Sibilos ou chiados no peito: A respiração deve ser leve e silenciosa. A presença de sibilos e chiados é um sinal de que algo poderia estar bloqueando as vias aéreas ou tornando-as muito estreitas. É preciso investigar o problema. 

5- Dor no peito: qualquer dor ou sensação de aperto quando respiramos deve ser investigado pelo seu médico, caso persista por mais de uma semana. O problema também deve ser investigado caso piore rapidamente.

A importância de não ignorar os sinais do corpo

O nosso organismo é uma máquina desenhada para funcionar perfeitamente e ele possui um mecanismo para nos alertar quando algo está errado. Dores, dificuldades para realizar atividades comuns e ruídos são alguns desses alertas. 

Ao ignorá-los, podemos estar colocando nossas vidas em risco e reduzindo nossas opções de tratamento dos problemas. Assim, ao menor sinal de que algo não vai bem com seu corpo, procure um médico para avaliação!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como cirurgiões torácicos em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp