cirurgia robótica torácica

Vantagens da cirurgia robótica torácica

A evolução tecnológica transformou o cenário de diversos segmentos e trouxe inúmeros benefícios, facilitando as atividades e contribuindo para aprimorar os resultados. Na medicina não foi diferente, um dos maiores avanços é a cirurgia robótica.

Desenvolvida para dar mais segurança e precisão aos procedimentos cirúrgicos, essa modalidade está cada vez mais comum no Brasil, mudando os caminhos da medicina tradicional. Com certeza é uma tendência para o futuro.

Você sabe quais as vantagens da cirurgia robótica para procedimentos no tórax? A tecnologia veio para ajudar os profissionais da medicina e pacientes em inúmeros fatores. Para ajudar a entender melhor esse conceito, confira neste artigo informações relevantes sobre o assunto!

O que é cirurgia robótica torácica? 

Consiste em um tipo de cirurgia realizada com apoio de um robô, minimamente invasivo e totalmente controlado por um cirurgião. Ou seja, o equipamento não é autônomo e atua como se fosse uma extensão dos braços do médico.

O robô age de forma precisa no paciente e todos os movimentos são ordenados pelo médico, que vê em 3D e alta definição. Desta forma, consegue conduzir uma cirurgia torácica com muito mais perspectivas. Tudo isso favorece um procedimento livre de erros e com excelentes resultados. 

Como é realizada? 

O médico controla o robô. Por meio de um console e uma tela, observa com nitidez e conduz cada movimento, de acordo com o objetivo da intervenção. O procedimento é realizado com toda sutileza e nos mínimos detalhes. 

Quais as vantagens? 

Em comparação à cirurgia tradicional, a robótica proporciona vantagens exclusivas e beneficia tanto o paciente quanto a equipe profissional. Conheça melhor cada vantagem!

Segurança 

O procedimento robotizado minimiza qualquer possibilidade de erros humanos, já que conta com um sistema de segurança rigoroso. Em qualquer movimento anormal, ou se o médico soltar o controle, o robô para os movimentos instantaneamente. 

Melhor visualização 

O robô é equipado com uma câmera de alta definição que transmite imagens com uma riqueza de detalhes que dificilmente seriam perfeitamente vistas pelo olho humano, devido às influências, como a iluminação. Com isso, o médico pode visualizar melhor a anatomia do paciente e evitar erros. 

Maior precisão 

A cirurgia robótica proporciona ao médico melhor ergonomia, controle completo e preciso dos movimentos do robô, que são fatores indispensáveis para o sucesso do procedimento. 

Reduz os riscos 

As vantagens para o paciente também são expressivas, reduzindo a dor, sangramento, o tempo de internação, menor risco de infecções e complicações, além de um pós-cirúrgico mais tranquilo e com menos cicatrizes. 

A cirurgia robótica é uma revolução na medicina moderna!

A robótica veio para revolucionar a medicina, levando a resultados satisfatórios e preservando a saúde do paciente. Além disso, contribui para melhor desempenho do profissional, diminuindo os riscos. 

Com tantos benefícios, a prática de cirurgias robóticas está aumentando consideravelmente no Brasil, o que é um grande avanço para atingir o objetivo da medicina, que é promover a saúde e preservar vidas. 

Como você percebeu, a tecnologia contribui de forma significativa para a medicina e isso traz benefícios a todos. Contar com um procedimento com o máximo de eficiência e segurança, executado por um médico especialista e qualificado, é a garantia que tudo será perfeito, na hora que mais precisar. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp