tabagismo

4 mudanças que você percebe no seu corpo ao parar de fumar

Parar de fumar é uma grande conquista e traz benefícios incríveis para o corpo, além de preservar a saúde e eliminar riscos de doenças graves, pois as substâncias presentes no cigarro causam malefícios sérios ao organismo. 

Quando uma pessoa elimina o hábito de fumar e adota práticas saudáveis em pouco tempo, o corpo sente o efeito e começa a agir de uma forma positiva, apresentando mudanças visíveis tanto na aparência quanto no funcionamento dos órgãos internos. 

De fato, deixar o tabagismo é algo muito importante e um grande passo rumo a uma vida melhor. Você sabe como o corpo reage a isso? Confira neste post 4 mudanças perceptíveis ao parar de fumar!

Qual a importância de parar de fumar? 

O tabagismo está entre as principais causas de doenças cardiovasculares, pulmonares e até diferentes tipos de câncer em pessoas no Brasil e no mundo. Diante desse fato, quem para de fumar tem vantagens essenciais para ter melhor qualidade de vida. 

O cigarro é composto por centenas de substâncias tóxicas extremamente nocivas ao corpo humano, dentre elas, o monóxido de carbono, que impede o sangue de transportar oxigênio e com o tempo, isso pode levar a situações perigosas. 

Contudo, deixar o tabagismo é indispensável para evitar complicações graves de saúde e proporcionar uma vida mais longa. Os benefícios são notáveis a curto, médio e longo prazo.

4 mudanças no corpo ao largar o tabagismo

O corpo funciona de uma forma incrível quando uma pessoa deixa o tabagismo. De uma maneira gradual, o organismo trabalha para eliminar as toxinas e aumentar o nível de oxigênio no sangue. Com o passar do tempo, as mudanças são ainda mais intensas. 

 Veja as principais mudanças ao parar de fumar!

1. Previne o envelhecimento precoce 

Fumar causa a perda de colágeno e em pessoas que fumam muito, pode até comprometer a cicatrização de ferimentos. Ao parar de fumar, o indivíduo evita o envelhecimento precoce, notado pela pele flácida e sem brilho que leva ao surgimento de rugas.

2. Melhora a aparência 

As principais características de um fumante ativo são os dentes amarelados, cabelos ressecados e até presença maior de celulites. Tudo isso é causado pelo mau fluxo sanguíneo. Em pouco tempo ao deixar de fumar, a mudança na aparência é notável e são os sinais de uma melhora constante. 

3. Melhora o condicionamento físico

Como a grande presença de toxinas que dificultam o transporte de oxigênio pelo sangue, fumantes contínuos tem certa dificuldade em fazer atividades físicas. Após pouco tempo sem fumar é possível notar o restabelecimento das condições físicas e mais facilidade para respirar. 

4. Melhor paladar e olfato 

Como fumar danifica as terminações nervosas responsáveis pelo paladar e olfato, quando uma pessoa deixa o tabagismo logo percebe se intensificar as sensações de cheiro e sabor. Essa é uma mudança que prazerosa que volta a dar sentido a simples ações do dia a dia. 

Parar de fumar com certeza vai levar a mudanças incríveis na sua aparência e saúde, e por mais difícil que seja largar um vício, é uma atitude que vai proporcionar melhor qualidade de vida para fazer tudo que você mais gosta. Ou seja, vale muito a pena ser persistente e preservar o bem-estar. 

Não se esqueça de contar com apoio profissional sempre que precisar, o acompanhamento médico é fundamental para garantir que as mudanças positivas no organismo serão definitivas e que você permanecerá sempre saudável. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe