A água na pleura, também conhecida como derrame pleural ou água no pulmão, é o nome atribuído ao acúmulo anormal de líquidos na pleura, uma membrana delicada que recobre a superfície exterior do pulmão (pleura visceral) e reveste a parte interna da parede torácica (pleura parietal).
O derrame pleural não é uma doença em si, mas sim um sinal comum de diferentes doenças. Assim sendo, quando é diagnosticada a presença de água no pulmão, o passo seguinte é descobrir a sua causa.
Ela é caracterizada pelo acúmulo de líquido excessivo no espaço que se encontra entre a pleura parietal e a pleura visceral.
Tipos de derrame pleural e suas causas
Conforme a composição química, o derrame pleural pode ser classificado em dois tipos. São eles:
Transudato
Quando não há nenhum tipo de lesão no espaço pleural, nem células inflamatórias. O líquido pleural transudativo é claro e transparente, e isso indica que há um acúmulo de líquido semelhante ao líquido pleural normal.
O tipo de derrame pleural é muito importante para a definição da causa. O tipo transudato normalmente é causado por:
- Cirrose;
- Insuficiência cardíaca;
- Insuficiência renal em estágio avançado;
- Síndrome nefrótica;
- Diálise peritoneal;
- Hipotireoidismo descompensado.
Exsudato
É causado pelo aumento da permeabilidade dos vasos, sendo rico em proteínas e com presença de células inflamatórias. É mais viscoso e opaco.
O derrame pleural que se apresenta com um líquido tipo exsudato, geralmente acontece por inflamação da pleura, podendo ter a sua causa vinculada a vários grupos de diferentes tipos de doenças.
Veja, a seguir, as doenças mais comuns que causam o derrame pleural exsudativo:
- Tuberculose;
- Pneumonia;
- Cânceres com metástases para a pleura;
- Linfoma;
- Mesotelioma;
- Lúpus;
- Embolia pulmonar;
- Artrite reumatoide;
- Outras doenças auto-imunes;
- Pancreatite;
- Peritonites ou abscesso;
- Síndrome de hiperestimulação ovariana.
A distinção entre transudato e exsudato é feita por meio de dosagem de proteínas contidas no líquido.
Tipos de água na pleura
Veja, a seguir, as classificações de acordo com a substância que se encontra no espaço entre pleuras:
1- Hemotórax
Hemotórax é o nome que se dá ao derrame e presença de sangue na cavidade pleural. Normalmente causado por algum tipo de lesão na região do tórax.
2- Quilotórax
O quilotórax pode provocar sinais e sintomas como falta de ar, tosse ou dor no peito. A presença de líquido linfático normalmente está associada a algum tipo de lesão ou obstrução de um vaso linfático do pulmão.
O tratamento é feito pelo cirurgião torácico ou pneumologista, podendo incluir o uso de medicamentos para diminuir a produção de líquido nos vasos linfáticos, além da drenagem ou até mesmo a necessidade de um procedimento cirúrgico para corrigir a sua causa.
3- Empiema
Um empiema é um acúmulo de pus dentro de uma cavidade natural. Normalmente ocasionado por algum tipo de infecção.
4- Urinotórax
O urinotórax é caracterizado pela presença de urina na cavidade cheia de líquido que envolve os pulmões.
É uma causa extremamente rara de água na pleura, mas pode ocorrer se o paciente estiver com drenos para urina nos rins e alguns desses dispositivos por algum motivo ficarem obstruídos.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!