O tabagismo é reconhecido atualmente como uma doença crônica causada pela dependência da nicotina, essa que é, basicamente, uma droga presente nos produtos derivados do tabaco, como cigarro, cachimbo, charuto, entre outros.
Além do tabaco ser a causa conhecida mais comum de câncer, a sua dependência também é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de mortes evitáveis em todo o mundo.
Isso porque, os fumantes se expõem a mais de 4500 substâncias tóxicas que são responsáveis por causar sérias doenças incapacitantes e até mesmo fatais, como as doenças cardiovasculares, as doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) e o próprio câncer.
Apesar do Brasil vir reduzindo o número total de fumantes nos últimos anos, o percentual ainda é considerado alto. Segundo dados divulgados em 2019 da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, aproximadamente 9,8% dos brasileiros ainda possuem o hábito de fumar.
Diante desses números tão expressivos, resolvemos separar esse artigo para mostrar quais são os malefícios causados para os fumantes e também 12 benefícios que são adquiridos ao parar de fumar. Confira a seguir!
Malefícios para os fumantes
Dentre os principais malefícios que o cigarro traz os fumantes, podemos destacar:
- O tabagismo diminui a expectativa de vida dos homens em cerca de 12 anos e das mulheres em 11 anos;
- Ficam mais suscetíveis ao aparecimento de rugas e envelhecimento precoce;
- Maior dificuldade para sentir cheiros e sabores;
- Para as mulheres, a menopausa chega antes e a voz perde o tom feminino;
- Usam 50% mais a assistência médica;
- Perdem 6% do tempo de trabalho fumando;
- Dentes amarelados;
- Calvície e impotência sexual;
- A nicotina acaba com a capacidade de renovação da pele.
- 80% dos casos de câncer de pulmão são causados pelo tabaco;
Benefícios adquiridos ao parar de fumar
Os benefícios adquiridos ao parar de fumar podem ser notados instantaneamente. Veja a seguir quais são esses benefícios e em quanto tempo eles começam a ser percebidos:
- Após 20 minutos: a pressão arterial e a frequência do pulso voltam ao normal;
- Após 2 horas: não há mais nicotina circulante no sangue;
- Após 8 horas: os níveis de monóxido de carbono, presentes no sangue, atingem os valores normais e o nível de oxigênio aumenta;
- Após 24 horas: os pulmões passam a funcionar melhor e os brônquios já começam a limpar os resíduos deixados pelo tabaco;
- Após 48 horas: o olfato já pode sentir melhor os cheiros e o paladar degusta melhor a comida;
- de 2 a 12 semanas: a pele fica menos oleosa, a capacidade pulmonar aumenta em 30% e a circulação sanguínea melhora significativamente;
- de 1 a 9 meses: o volume de tosse e a respiração ofegante diminuem;
- após 1 ano: o risco de doenças cardíacas, como o infarto, caem pela metade;
- após 5 anos: o risco de AVC é reduzido e o risco de infarto do miocárdio e de morte por ataque cardíaco se aproximam ao de uma pessoa que nunca fumou;
- após 10 anos: o risco de sofrer um infarto será idêntico ao de quem nunca fumou;
- de 10 a 15 anos: a expectativa de vida se iguala à de pessoas não fumantes;
- após 15 anos: o risco de desenvolver câncer de pulmão pode se igualar ao dos não fumantes;
Por fim, é importante saber que, se você quer parar de fumar nunca é tarde para começar, pois, independentemente da sua idade, sexo e de quanto tempo você fumou, o fato é que a sua saúde irá melhorar e os danos causados pelo tabagismo poderão ser revertidos.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!