Você já ouviu falar em pneumotórax? Essa é uma condição que afeta a nossa respiração e, consequentemente, a saúde geral do nosso organismo.
Quer entender melhor esse problema? Continue a leitura que explicaremos.
O que é pneumotórax?
O pneumotórax é uma condição que surge quando o ar, que devia estar dentro do pulmão, consegue escapar para o espaço pleural que fica entre os pulmões e a parede torácica. Quando isso ocorre, o ar que está preso nessa região pode causar extrema pressão nos pulmões levando-o ao colapso.
Quais as causas?
Em geral, o pneumotórax é causado por um trauma. A maioria dos casos ocorrem devido a acidentes de trânsito em que a pessoa sofre um grande impacto na região torácica ou quando há um corte no local.
Apesar dessas serem as principais causas, a condição ainda pode ser causada como consequência de uma doença crônica, ou até mesmo se manifestar sem uma causa aparente (mas não se preocupe, isso é bem raro).
Quais os sintomas causados pelo pneumotórax?
Essa condição pode afetar gravemente a respiração e até alterar o funcionamento do coração.
De modo geral, os principais sintomas são:
- Dor intensa e repentina, que piora ao inspirar;
- Sensação de falta de ar;
- Dificuldade para respirar;
- Pele azulada, especialmente nos dedos e lábios;
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Tosse constante.
Os sintomas podem ser de difícil identificação, por isso é comum que o Pneumotórax seja identificado em fases avançadas, ou seja, quando está causando repercussões severas à respiração.
Quando devo procurar ajuda médica?
A respiração é uma parte vital da nossa existência. Quando o indivíduo enfrenta algum problema de respiração, ele pode sofrer com diversas consequências, que vão desde problemas cardíacos, passando por problemas cognitivos, podendo inclusive ser fatal.
Qualquer condição que afete a respiração deve ser imediatamente diagnosticada e tratada. Assim, se uma pessoa está sofrendo com os sintomas citados acima, deve-se procurar ajuda médica imediatamente. Afinal, quanto mais tempo a respiração estiver prejudicada, maiores e mais graves podem ser as consequências.
Na maior parte dos casos, o pneumotórax pode ser identificado através de um raio X do tórax e avaliação dos sintomas. O médico também pode solicitar outros exames complementares, como tomografia computadorizada, para identificar mais detalhes que ajudem a adequar o tratamento.
O tratamento pode variar desde observação, ou pequenos procedimentos que possibilitem a drenagem do ar e reexpansão pulmonar, até cirurgias pouco invasivas sob anestesia geral em alguns casos.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!