Você já ouviu falar em broncoscopia? Também chamada de endoscopia respiratória, é um exame endoscópico utilizado para obter imagens da traqueia, da laringe e da árvore brônquica. Além disso, ele serve para coletar tecidos e secreções das vias aéreas.
Esse exame é uma ferramenta muito útil para o diagnóstico de alterações anatômicas e patológicas que podem afetar a saúde das estruturas avaliadas. Além de sua função diagnóstica, esse procedimento também pode ser realizado com objetivos terapêuticos, sendo utilizado no tratamento de alguns problemas e enfermidades.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!
Como a broncoscopia é realizada?
A broncoscopia é realizada por meio da introdução de um tubo fino e flexível de aproximadamente 6mm pela boca, ou nariz, e vai até ao pulmão. Este tubo possui uma câmera bem pequena que transmite imagens para uma tela na sala de exame. Assim, o médico consegue observar se existe alguma alteração no interior das vias respiratórias, fazer biópsias ou aspirar secreções quando necessário.
O broncoscópio também possui canais que possibilitam a passagem de outros equipamentos para a remoção de corpos estranhos, infusão de fluidos, aspiração de tecidos, intubação traqueal e realização de biópsias.
O exame normalmente é feito sob sedação, o que ajuda a diminuir o desconforto do paciente, impedindo-o de sentir dor ou incômodo durante o procedimento. Para a preparação, é recomendável que o paciente fique em jejum por, pelo menos, seis horas antes da realização do exame.
Quando a é indicada?
Pelo seu caráter diagnóstico e terapêutico, a broncoscopia pode ser indicada em diversas situações. Assim, este tipo de exame é indicado para ajudar no diagnóstico de algumas doenças, além de ser uma ótima ferramenta para tratar alguns problemas e condições, como uma obstrução da passagem de ar para o pulmão, por exemplo.
O procedimento é indicado para diagnosticar condições como o câncer de pulmão, confirmando a existência de tumor e seu estágio, além de permitir a realização de biópsia. Ele também é recomendado no processo de investigação das causas de doenças pulmonares, falhas terapêuticas em tratamentos e diagnóstico de pneumonias hospitalares.
Também é útil para pessoas que sofreram queimaduras ou inalaram fumaça em incêndios, auxiliando na avaliação de eventuais danos na laringe e também na verificação do estado das vias aéreas.
Assim, a broncoscopia pode ser solicitada sempre que existe suspeita de alguma doença no pulmão e vias aéreas que não foi possível confirmar através dos sintomas ou de outros exames, como o raio X ou tomografia.
Alguns casos em que a broncoscopia pode ser solicitada para confirmar ou eliminar suspeitas:
- Pneumonia;
- Fibrose pulmonar;
- Câncer;
- Obstrução das vias aéreas.
- Estenose Traqueal
- Avaliação de traqueostomia
Você já fez ou vai fazer uma broncoscopia? Se tiver dúvidas, sinta-se a vontade para nos contactar.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!