De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, portanto, é considerado um problema de saúde pública.
Por isso, dia 29 de Agosto, se comemora o dia Nacional do Enfrentamento ao Fumo: data que nos leva a refletir a respeito dos riscos do tabagismo para a sociedade como um todo. A data existe principalmente para conscientizar sobre os riscos causados pelo fumo e explicar à população que é possível, sim, largar esse vício!
Sobre o Tabagismo
O tabagismo é uma doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé.
Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia. Por sentir prazer, o fumante busca o cigarro em situações de estresse, para “relaxar”.
Como pedir ajuda
Existem tratamentos para ajudar o paciente a combater a dependência. O reconhecimento da dependência são o primeiro passo, mas também traz dificuldades. Por esse motivo é tão importante contar com suporte profissional para superar os desafios e se livrar do vício.
Os procedimentos indicados dependerão de cada paciente e suas necessidades. Um médico fará análise com detalhes e definir o tratamento. Sendo assim, é fundamental procurar auxílio médico para que ele faça o acompanhamento correto, identificando quais são as medidas mais adequadas para que o paciente consiga superar o vício.
Nós do BH Tórax ressaltamos a importância de possuir hábitos saudáveis, como fazer exercícios físicos, possuir uma boa alimentação e hidratar-se diariamente. Cuide de sua saúde!