O que são Doenças Pulmonares?
Doenças Pulmonares são enfermidades que afetam os órgãos do sistema respiratório, como, laringe, brônquios, traqueia, diafragma, pulmões e alvéolos.
Os distúrbios pulmonares são responsáveis pela inflamação e irritação na região respiratória e também obstrução de vias aéreas, dificultando a passagem de ar e comprometendo a respiração.
Enquanto algumas podem ser de fácil tratamento, outras podem se tornar crônicas, precisando de acompanhamento especializado por um longo período da vida ou até mesmo por toda ela.
Conheça agora 5 Doenças Pulmonares, suas principais características e tratamentos:
- Asma:
Pode causar dificuldade para respirar, dor no peito, tosse e respiração ofegante.
Conhecida também como bronquite asmática ou bronquite alérgica, a asma é uma doença que ataca os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios (estruturas que levam o ar para o interior dos pulmões).
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC):
Ocorre uma obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou poluição.
Tosse crônica e falta de ar (que piora com o esforço físico) são os principais sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), afetando principalmente pessoas que foram expostas a partículas e gases nocivos, especialmente fumaça de cigarro.
- Apneia Obstrutiva do Sono:
Esta doença respiratória está entre as mais frequentes e possui sintomas que incluem a sensação de cansaço e ronco alto, que aparecem mesmo após uma noite inteira de sono.
É um transtorno do sono comum e potencialmente grave.
A via aérea se torna repetidamente bloqueada pelo relaxamento dos tecidos da faringe e na base da língua, o que limita a quantidade de ar que atinge os pulmões.
- Tuberculose:
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.
A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença).
- Câncer de Pulmão:
Um risco tanto para fumantes ativos e passivos (já que o fumo causa exposição a mais de 4 mil substâncias tóxicas), o câncer de pulmão pode ser detectado por meio de exames de imagens como, por exemplo, o raio-x de tórax, e através de sinais de alertas como tosse persistente, falta de ar, perda de peso e apetite.
De modo geral, o tratamento de uma Doença Pulmonar é feito por um médico especializado: o pneumologista ou o Cirurgião Torácico. Ainda pode envolver desde o uso de medicamentos até a realização de procedimentos cirúrgicos, de fisioterapia respiratória e de outros tipos de tratamento, de acordo com as necessidades do paciente.
Conte com a nossa Equipe para diagnósticos, dúvidas ou tratamentos. Estamos à sua disposição!