O que é a doença?
A síndrome de Loeffler é caracterizada por uma pneumonia eosinofílica, em que temos um acúmulo de eosinófilos (um tipo de leucócito) no tecido pulmonar. Normalmente é causada por infecções parasitárias, principalmente pelo parasita Ascaris lumbricoides.
Pode também ser causada por uma reação alérgica a certos medicamentos, por câncer ou por uma hipersensibilidade a algo que foi inalado ou ingerido, por exemplo.
Esta síndrome normalmente não possui sintomas, mas pode haver tosse seca e falta de ar progressiva, já que os eosinófilos em excesso no pulmão podem causar danos ao órgão.
Diagnóstico
O diagnóstico é realizado através da presença de certas alterações em exames de imagem e de sangue. Nos casos de parasitose, o diagnóstico é confirmado observando-se ovos dos parasitas no exame de fezes.
O tratamento é feito de acordo com a causa, ou seja, se a síndrome de Loeffler for causada por reação a um medicamento, o tratamento normalmente consiste em suspender o medicamento.
No caso das parasitoses, é recomendado o uso de anti-parasitários com o objetivos de eliminar o parasita e evitar algumas manifestações tardias da doença causada pelo parasita, como diarreia, desnutrição e obstrução intestinal
Por isso, é importante lavar frequentemente as mãos, manter as unhas aparadas e lavar os alimentos antes de prepará-los.
Cuide da sua saúde!