Com a aproximação da estação mais quente do ano, muita gente recorre ao ar-condicionado para se refrescar.
Mas fica uma dúvida: o aparelho pode ou não fazer mal à saúde?
Quem sofre com doenças respiratórias precisa ficar mais atento aos efeitos da baixa umidade.
Isso porque esses indivíduos apresentam uma sensibilidade maior no nariz e nos brônquios, e as crises de doenças infecciosas e alérgicas, como sinusite, asma e rinite alérgica, podem aparecer com muita frequência. Mas isto não significa que as pessoas alérgicas não possam permanecer em ambientes com ar-condicionado.
Elas podem sim se beneficiar da temperatura mais baixa, mas desde que o aparelho seja higienizado regularmente e o ambiente esteja com a umidade certa. Isso porque o filtro acumula partículas de poluentes, fungos e bactérias.
Além desses cuidados com a umidade e manutenção, também deve existir uma atenção ao choque térmico, que ocorre quando as pessoas transitam do calor para um ambiente climatizado.
Este choque costuma provocar tosse, espirros e congestão nasal em pessoas que não possuem alergia e até desencadear uma crise bastante séria naquelas que sofrem bronquite, rinite e outras doenças respiratórias.
Criando o ambiente certo e com as devidas manutenções, você pode se sentir livre para se refrescar no ar condicionado. Siga as instruções e, se estiver com dúvidas, consulte seu médico!