tabagismo

Tabagismo: 7 vantagens de parar de fumar

O tabagismo é, atualmente, a principal causa de mortes evitáveis no mundo inteiro. Só para ter ideia, 10% dos fumantes reduzem sua expectativa de vida em até 20 anos. O hábito de fumar está associado ao risco de doenças cardiovasculares, problemas pulmonares e uma série de tipos de câncer. O cigarro tem mais de 4.700 substâncias tóxicas, então imagine o quanto a saúde de uma pessoa pode se beneficiar ao abandonar essa prática tão nociva. Leia o artigo e conheça as principais vantagens de parar de fumar. Você vai ver que há benefícios imediatos e a longo prazo.

Vantagens ao abandonar o tabagismo

Regulação da pressão arterial

Parar de fumar pode trazer vantagens muito rápidas e recompensadoras. Cerca de 20 minutos após parar de fumar, a pressão arterial e a pulsação começam a normalizar.

Eliminação da nicotina no sangue

A nicotina, uma das principais substâncias que compõem o cigarro, deixa de circular no sangue aproximadamente duas horas depois que o indivíduo deixa de fumar. Consequentemente, isso reduz o risco de câncer, uma vez que a nicotina tem potencial cancerígeno e está associada a tumores no intestino, traqueia, brônquios e pulmão.

Melhora na respiração

Por volta de 8 horas após a interrupção do fumo, a taxa de monóxido de carbono no sangue chega a valores normais e o nível de oxigênio aumenta, otimizando assim a capacidade respiratória. Já no dia seguinte, 24 horas depois de parar de fumar, os pulmões passam a funcionar melhor e os brônquios iniciam o processo de limpeza que eliminará os resíduos que o fumo deixou.

Olfato e paladar aumentam a sensibilidade

Passados dois dias do abandono do cigarro, a pessoa já começa a notar que seu olfato sente melhor os cheiros e o paladar já degusta a comida com maior percepção dos sabores. Ou seja, parar de fumar tem a ver com a restauração dos sentidos e conquista de maior prazer e qualidade de vida.

O condicionamento físico também ganha

Já nas primeiras semanas sem fumar, o indivíduo tem uma melhora física significativa. Caminhar é uma atividade que se torna mais fácil de realizar, isso porque a circulação sanguínea começa a funcionar mais adequadamente e a capacidade pulmonar também é beneficiada. Os ganhos ficam ainda mais perceptíveis depois de três meses longe do cigarro.

O risco de doenças cardíacas diminui

O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A boa notícia é que, ao deixar de fumar, as chances de desenvolver enfermidades do coração cai pela metade. Isso quer dizer que as chances de ter problemas como infarto reduzem 50%, isso já no primeiro ano distante do cigarro. Com 5 anos sem fumar, os riscos quase se igualam aos de pessoas que nunca fumaram na vida.

As chances de ter câncer caem de forma expressiva

E não é só o coração que sai ganhando – 10 a 15 anos depois de parar de fumar, as chances de desenvolver câncer de boca, câncer de garganta, câncer de esôfago, câncer de pâncreas e câncer de pulmão reduzem bastante para os ex-fumantes. Os riscos são parecidos com os apresentados por quem jamais colocou um cigarro na boca. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe