tosse crônica

Tosse crônica: O que é e quando procurar tratamento?

A tosse é um sintoma desagradável que pode ser causado por diversas patologias, desde alergias a complicações pulmonares ou extrapulmonares. É um problema, que mesmo temporário, compromete o bem-estar de qualquer pessoa. 

É classificada como tosse aguda ou crônica, de acordo com o tempo de duração. É notável perceber, de forma subjetiva, os reais motivos, se um resfriado, gripe ou algum problema mais sério. Observar o modo que a tosse acontece e seu tempo de duração é fundamental para buscar um diagnóstico preciso.

Os efeitos desse problema no organismo podem ser graves. Por isso, é imprescindível procurar apoio profissional. Você sabe o que é a tosse crônica e quando procurar tratamento? Confira neste post tudo sobre o assunto!

O que é a tosse crônica?

A tosse é caracterizada de acordo com sua intensidade e é um reflexo natural do organismo quando há provocação por estímulos irritativos nas vias aéreas. É uma forma do corpo eliminar malefícios que podem afetar a saúde. Por meio do tempo que esse sintoma prevalece, é possível saber sua classificação. 

  • aguda: até 3 semanas de duração;
  • subaguda: de 3 a 8 semanas de duração;
  • crônica: acima de 8 semanas de duração.

Nesse contexto, a tosse crônica é uma fase mais séria do sintoma e reduz a possibilidade de ser motivada por doenças simples como exposição ocupacional, ambiental, tabagismo, gripe e resfriados, e pode ser atribuída a patologias como:

  • Tuberculose;
  • Sinusite;
  • Asma;
  • Bronquite;
  • Rinite;
  • Refluxo gastroesofágico.

Quando se trata da tosse crônica é importante procurar um especialista em medicina respiratória o mais breve possível para ter um diagnóstico e iniciar o tratamento, pois oferece riscos à saúde e a qualidade de vida.  

Quando procurar tratamento?

Se a tosse persistir por um período maior que 3 semanas o ideal é procurar uma consulta com um médico especialista em doenças torácicas e respiratórias para analisar as causas reais do sintoma. 

Assim como em qualquer outro sintoma que aflige a saúde, se antecipar e buscar apoio profissional é o segredo para ter sucesso no tratamento, e o quanto antes, se curar dos sintomas. Na tosse crônica não é diferente, o diagnóstico precoce contribui bastante para evitar o agravamento da situação. 

Como tratar tosse crônica?

O tratamento da tosse crônica, na maioria dos casos, é muito eficaz e concluído em poucos meses, evidentemente, dependendo do quadro clínico do paciente. A primeira etapa ao persistirem os sintomas, é a consulta com um médico para avaliar melhor a situação, investigar as causas e ter a indicação dos exames adequados. 

O tratamento é direcionado para a origem da tosse crônica, detectada por meio de exames detalhados. Cada patologia deve ser analisada de acordo com o paciente e forma específica, determinando assim, os melhores medicamentos, possíveis procedimentos cirúrgicos e tratamento.

De maneira geral, quem está sentindo a tosse, independente do seu estágio, é indicado manter a hidratação do corpo, evitar fumar ou estar perto de pessoas que estão fumando. 

Todos os indivíduos querem ter qualidade de vida e estar saudável para fazer o que mais gostam, com as pessoas que amam. Por esse motivo, cuidar da saúde deve sempre ser uma prioridade. Portanto, ao persistirem os sintomas da tosse crônica, não perca tempo, procure imediatamente um médico especialista. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe