Você sabia que as mudanças climáticas possuem relação com a saúde do nosso sistema respiratório?
Com a saída do verão e a chegada do outono, nosso sistema respiratório sente as mudanças. Afinal, partimos de dias quentes para dias mais amenos.
Além disso, o ar que respiramos tem menos umidade, se tornando mais seco.
Quando há uma mudança brusca de temperatura ou clima, o corpo sente um choque térmico, e com isso algumas áreas, como a respiratória, podem sentir as consequências.
E um dos maiores vilões do sistema respiratório é o clima seco. São nesses períodos em que as doenças respiratórias têm maior facilidade de propagação.
Durante o outono e inverno, podem também acontecer crises respiratórias ou alérgicas devido a baixa umidade. Portanto, dar atenção redobrada para a sua saúde nas estações secas é fundamental.
Aposte em boas práticas na rotina para contribuir na proteção da sua saúde respiratória.
Confira as dicas abaixo:
- Tome água regularmente: deve-se pensar em ingerir água várias vezes ao dia como forma de tratamento, já que a hidratação faz com que as secreções do nosso corpo fiquem mais líquidas e facilmente eliminadas juntamente com vírus e bactérias.
- Aposte no umidificador de ar: utilize o aparelho no quarto na hora de dormir para manter o ambiente úmido e saudável. Porém, caso não tenha o equipamento, toalhas umedecidas também fazem a mesma função.
- Ambientes ventilados: manter a casa bem ventilada contribui para evitar fungos e alergias respiratórias.
- Inalações com soro fisiológico: a prática mantém as melhores condições ao organismo, ajudando na fluidificação das secreções e liberação da via respiratória.
- Vapor do banho: aproveite o vapor da água do banho para lubrificar as narinas — respire fundo.
- Mantenha as vacinas em dia: anualmente há a campanha de vacinação contra a gripe. Busque um posto de saúde mais próximo e procure informações – isso fortalecerá o sistema imunológico e descartará doenças respiratórias em um possível diagnóstico.
Desta maneira, evite exposições desnecessárias ao calor e secura do ar, deixando os exercícios ao ar livre para o início da manhã ou o fim da tarde. Evite correr em avenidas movimentadas, pelos altos níveis de poluição ambiental.
Tome muita água, lave o nariz e os olhos com soro fisiológico várias vezes por dia. Evite a poluição domiciliar, principalmente a causada pelo cigarro
Dar atenção ao nosso sistema respiratório é fundamental para garantir a saúde de todo o nosso organismo. Portanto, adote práticas saudáveis e mantenha visitas constantes ao seu médico.
Conte com a Equipe BH Tórax!