broncoscopia

Broncoscopia: o que é e quando é indicado?

Você já ouviu falar em broncoscopia? Também chamada de endoscopia respiratória, é um exame endoscópico utilizado para obter imagens da traqueia, da laringe e da árvore brônquica. Além disso, ele serve para coletar tecidos e secreções das vias aéreas.

Esse exame é uma ferramenta muito útil para o diagnóstico de alterações anatômicas e patológicas que podem afetar a saúde das estruturas avaliadas. Além de sua função diagnóstica, esse procedimento também pode ser realizado com objetivos terapêuticos, sendo utilizado no tratamento de alguns problemas e enfermidades. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

Como a broncoscopia é realizada?

A broncoscopia é realizada por meio da introdução de um tubo fino e flexível de aproximadamente 6mm pela boca, ou nariz, e vai até ao pulmão. Este tubo possui uma câmera bem pequena que transmite imagens para uma tela na sala de exame. Assim, o médico consegue observar se existe alguma alteração no interior das vias respiratórias, fazer biópsias ou aspirar secreções quando necessário. 

O broncoscópio também possui canais que possibilitam a passagem de outros equipamentos para a remoção de corpos estranhos, infusão de fluidos, aspiração de tecidos, intubação traqueal e realização de biópsias.

O exame normalmente é feito sob sedação, o que ajuda a diminuir o desconforto do paciente, impedindo-o de sentir dor ou incômodo durante o procedimento. Para a preparação, é recomendável que o paciente fique em jejum por, pelo menos, seis horas antes da realização do exame.

Quando a é indicada? 

Pelo seu caráter diagnóstico e terapêutico, a broncoscopia pode ser indicada em diversas situações. Assim, este tipo de exame é indicado para ajudar no diagnóstico de algumas doenças, além de ser uma ótima ferramenta para tratar alguns problemas e condições, como uma obstrução  da passagem de ar para o pulmão, por exemplo.

O procedimento é indicado para diagnosticar condições como o câncer de pulmão, confirmando a existência de tumor e seu estágio, além de permitir a realização de biópsia. Ele também é recomendado no processo de investigação das causas de doenças pulmonares, falhas terapêuticas em tratamentos e diagnóstico de pneumonias hospitalares.

Também é útil para pessoas que sofreram queimaduras ou inalaram fumaça em incêndios, auxiliando na avaliação de eventuais danos na laringe e também na verificação do estado das vias aéreas.

Assim, a broncoscopia pode ser solicitada sempre que existe suspeita de alguma doença no pulmão e vias aéreas que não foi possível confirmar através dos sintomas ou de outros exames, como o raio X ou tomografia. 

Alguns casos em que a broncoscopia pode ser solicitada para confirmar ou eliminar suspeitas: 

  • Pneumonia;
  • Fibrose pulmonar;
  • Câncer;
  • Obstrução das vias aéreas.
  • Estenose Traqueal
  • Avaliação de traqueostomia

Você já fez ou vai fazer uma broncoscopia? Se tiver dúvidas, sinta-se a vontade para nos contactar. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp