Bronquite: Causas e Tratamentos

Bronquite: O que é, sintomas, causas e tratamento

A bronquite é um tipo de inflamação das vias respiratórias, mais especificamente dos brônquios, que são os responsáveis por conduzir o ar que entra pelo nariz até o pulmão.

As causas da bronquite são diversas, sendo que essa condição pode ser desencadeada por um vírus ou uma bactéria. Outros fatores que desencadeiam uma crise de bronquite podem ser poluentes ambientais diversos, como o uso prolongado de cigarro ou a inalação da fumaça de cigarro produzida por uma outra pessoa.

– Tosse com muco;

– Chiado no peito;

– Sensação de peito carregado;

– Febre;

– Cansaço;

– Falta de ar;

– Irritação na garganta;

– Lábios roxos e

– Coriza.

Bronquite aguda: A bronquite aguda é um tipo de inflamação temporária dos brônquios, que acontece, geralmente, de forma associada a alguma outra condição. É o caso de uma gripe que pode acabar evoluindo para uma bronquite aguda. As crises podem durar de uma a duas semanas;

Bronquite crônica: A bronquite crônica acontece quando um paciente apresenta crises de bronquite que podem acontecer por período mais prolongado (pode durar de semanas a meses), sempre com piora durante a manhã. Para esses pacientes, é preciso acompanhamento médico direto porque outros problemas respiratórios, como a pneumonia, podem afetá-los com maior facilidade. 

Bronquite alérgica: A bronquite alérgica é o tipo de inflamação dos brônquios que é desencadeada pelo contato direto com alguma substância capaz de causar alergia, como o cigarro e outros poluentes animais.

O diagnóstico da bronquite é feito inicialmente a partir dos sintomas apresentados e do exame físico durante a consulta. Além disso, o médico realiza a ausculta dos pulmões com o objetivo de identificar alguma alteração na respiração.

Para confirmá-lo, é normalmente solicitada a realização de exames de imagem, como RX ou tomografia do tórax. Pode ainda ser indicada a realização do exame de escarro, espirometria ou prova da função pulmonar, pois assim é possível descartar outras causas, principalmente a pneumonia.

O tratamento da bronquite pode ser feito por meio do uso de medicamentos como antibióticos (no caso de uma infecção bacteriana) e broncodilatadores. Podem ser recomendadas ao paciente a realização de inalação com soro fisiológico e a constante hidratação das narinas.

Remédios complementares, que tratam dos sintomas da bronquite, como a coriza e a febre, também são recomendados no tratamento da bronquite. Ficar em repouso e consumir muito líquido costumam ser indicados aos pacientes assolados por esta condição.

Em alguns casos, especialmente da bronquite crônica, realizar sessões de fisioterapia ajuda a aumentar a capacidade respiratória e a eliminar as secreções, por meio de técnicas manuais, uso de aparelhos respiratórios e exercícios respiratórios.

Durante o tratamento da bronquite algumas medidas se tornam grandes aliadas no tratamento, como tomar os remédios nos horários corretos conforme orientado pelo médico, não fumar para reduzir a irritação dos brônquios, repousar e beber bastante líquido – o que ajuda a fluidificar o catarro, facilitando sua eliminação.

Se você sentir qualquer um destes sintomas, procure um médico para analisar e trazer um diagnóstico com o tratamento mais adequado.

O BH Tórax coloca sua equipe à disposição para ajudar no melhor diagnóstico e tratamento. Conte conosco.

Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe