Você sabia que o câncer de pulmão é um dos tipos de tumores malignos mais frequentes no mundo? Cerca de 13% dos novos casos de cânceres diagnosticados correspondem ao câncer no pulmão. Ele é também o mais letal. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer nesse órgão mata cerca de 1,7 milhão de pessoas todos os anos. O tabagismo é o principal fator de risco relacionado à doença.
Quem fuma possui 40 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão. O risco aumentado tem ligação com a presença de mais de 5 mil substâncias químicas na fumaça do cigarro, das quais, pelo menos 50 são potencialmente cancerígenas. Fumantes têm 15% de probabilidade de apresentar tumores no pulmão, além de outras 57 doenças.
Embora o hábito de fumar esteja associado a 90% dos quadros de câncer no pulmão, o cigarro não é o único culpado da ocorrência da neoplasia pulmonar. Quer descobrir quais são os outros fatores de risco para esse tipo de câncer? Confira no texto, a seguir!
Causas do câncer de pulmão
1. Doenças Pulmonares
Doenças pulmonares variadas podem aumentar o risco de câncer no pulmão. Enfermidades, como a bronquite crônica (doença pulmonar obstrutiva), tuberculose e enfisema pulmonar integram o grupo de fatores relacionados aos tumores no pulmão.
2. Genética
O fator genético pode ter ligação com o câncer de pulmão. Isso mesmo! Indivíduos com histórico de neoplasia pulmonar na família são mais propensos ao aparecimento de tumores no pulmão. Como se não bastasse, estudos revelam que uma mutação no gene BRCA2 aumenta as chances de desenvolvimento da doença. Fumantes portadores do gene mutante podem ter até 25% de chances a mais de desenvolver a neoplasia, em comparação com não portadores.
3. Poluição
A poluição também pode influenciar no surgimento de câncer de pulmão, especialmente em cidades com alto índice de poluentes propagados. A poluição atmosférica, em si, representa uma ameaça real para a saúde humana. Estudos recentes revelam que esse aspecto pode, de fato, provocar tumores malignos pulmonares e na bexiga.
4. Agentes químicos
A exposição intensa e prolongada a agentes químicos é um fator que contribui para o aparecimento de tumores pulmonares. Realizar atividades laborais em contato direto com substâncias tóxicas, como asbesto, arsênico, cromo, amianto, berílio, radônio, cloreto de vinila e cádmio é arriscado para a saúde do pulmão. Por isso, profissionais que atuam em mineradoras, construção naval e indústria de freios e isolantes térmicos devem redobrar a atenção, afinal, eles apresentam quatro vezes mais chances de desenvolver câncer pulmonar.
5. Alimentação
Os hábitos alimentares podem ajudar ou atrapalhar a saúde de modo geral. Como se sabe, a alimentação desregrada e pobre em verduras, legumes e frutas aumenta o risco para diversos tipos de câncer, inclusive o câncer de pulmão. Em contrapartida, a boa alimentação é uma importante ferramenta de prevenção para evitar o problema.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!