O câncer de pulmão é definido como um tumor agressivo que possui uma grande capacidade invasora, podendo atingir órgãos vizinhos que são fundamentais para a saúde, como artérias, nervos e coração.
Ele é considerado um dos tumores malignos mais comuns e também é o maior responsável por mortes decorrentes de câncer em todo o mundo.
A última estimativa mundial, realizada em 2012, indicou uma ocorrência de 1,8 milhão de novos casos, sendo 1,24 milhão em homens e 583 mil em mulheres. Todos os anos há um aumento de 2% na sua incidência.
Causas
O tabagismo é, de longe, a principal causa do câncer pulmonar, estando associado a cerca de 85% dos casos.
E o risco de desenvolver o câncer varia de acordo com a quantidade de cigarros fumados e o número de anos que a pessoa fuma. Mesmo assim, existem pessoas que possuem o hábito de fumar por anos e, por sorte, não desenvolvem o câncer.
Pessoas que param de fumar possuem uma menor probabilidade de desenvolver o câncer, mas ex-fumantes sempre estarão mais expostos a ele do que as pessoas que nunca fumaram.
Entre 15% e 20% das pessoas que desenvolvem esse tumor nunca fumaram ou fumaram muito pouco.
Nesses casos, a causa não é conhecida, mas é provável que esteja relacionada com algumas mutações genéticas.
Outros fatores de risco importantes, são: exposição à fumaça do tabaco, inalação de agentes químicos — como radônio, amianto e arsênio — e inalação de poeira ou ar poluído.
Sintomas
Os sintomas apresentados dependem do tipo, da localização e da forma como o câncer se espalha por dentro dos pulmões e suas proximidades ou para outras partes do corpo.
No entanto, um dos sintomas que costuma aparecer com maior frequência é a tosse persistente.
Outros sintomas que aparecem, mas não são específicos do câncer de pulmão, são:
- Falta de ar;
- Dor no peito;
- Chiado no pulmão;
- Fadiga;
- Dor torácica;
- Perda de peso;
- Falta de apetite.
É comum que a pessoa com esse tumor não sinta nada em sua fase inicial, o que é bastante perigoso, pois faz com que o câncer seja diagnosticado de maneira tardia.
Tratamento do câncer de pulmão
Apesar de ser um tumor bastante agressivo e ter uma alta taxa de mortalidade, o câncer pulmonar, quando diagnosticado precocemente, tem cura.
No entanto, o mais comum é que ele seja descoberto já em sua fase avançada, o que diminui as chances de recuperação completa.
O tratamento pode durar meses ou anos e pode ser realizado por meio de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.
Se o câncer estiver classificado como de células pequenas, ainda em seu estágio inicial, os médicos indicam a quimioterapia combinada com a radioterapia da região do tórax.
Em casos avançados, a probabilidade de cura é pequena, mas há o controle da doença e uma melhora na qualidade de vida.
Caso o paciente seja diagnosticado com câncer de pulmão de células não pequenas, a intervenção cirúrgica, juntamente da quimioterapia, tende a ser o método de tratamento mais eficaz. Aqui, o cirurgião retira o lobo do pulmão e faz a remoção dos linfonodos.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!