De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é o responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Esse número é produzido não só pelo uso do cigarro sem si, mas também pela diversidade de doenças graves que provoca.
Sabe quais são os problemas de saúde que mais acometem aos fumantes? Então, continue a leitura e descubra todos os malefícios que o hábito de fumar pode causar.
Doenças causadas pelo cigarro
1. Câncer
O cigarro e seus derivados são responsáveis por 90% dos casos de câncer de pulmão. Porém, outros órgãos também podem desenvolver tumores malignos em função dos produtos do tabaco.
Os tipos mais comuns são o câncer de bexiga, pâncreas, fígado, colo do útero, esôfago, rins, laringe, boca, pescoço e estômago.
2. Dependência química
Entre as diversas substâncias encontradas no cigarro está a nicotina. Essa é a droga responsável por causar a dependência química. Isso ocorre porque essa substância produz a sensação de prazer e bem-estar em quem a utiliza.
Ao fumar, a nicotina é inalada e chega ao sistema nervoso central, alterando o seu estado emocional e comportamental. Em decorrência do uso contínuo, o cérebro se acostuma com a presença da substância e se torna tolerante.
Para que a nicotina continue produzindo os mesmos efeitos, o indivíduo precisa fumar cada vez mais. Dessa forma, está caracterizada a dependência.
3. Doenças respiratórias
Cada cigarro contém, pelo menos, 4.720 substâncias tóxicas, tais como, nicotina, monóxido de carbono, polônio 210 e cádmio. A maior parte desses componentes estão presentes na fumaça inalada pelos fumantes e por aqueles que convivem com eles.
Essa fumaça tóxica causa inflamação no tecido que reveste as vias respiratórias, lesionando-o e reduzindo o funcionamento do pulmão. Entre as doenças respiratórias mais comuns estão a bronquite e o enfisema pulmonar.
4. Doenças cardiovasculares
A inflamação na parede dos vasos sanguíneos é um sintoma recorrente entre as pessoas que sofrem com tabagismo. Esse processo inflamatório potencializa as chances de desenvolvimento de uma doença cardiovascular.
Por isso, quem fuma está mais predisposto a hipertensão arterial, angina, AVC, trombose, infarto e aneurismas.
5. Hipertensão arterial
O fumante está mais propenso à formação de placas nas estruturas das artérias em função da toxicidade dos componentes do tabaco que promovem o aumento do nível de açúcar e de gordura no sangue.
Apesar de ainda não existir um estudo conclusivo sobre a relação entre tabagismo e hipertensão, é sabido que a pressão arterial sobe a cada tragada do fumante.
6. Catarata
A fumaça liberada ao fumar não é um problema apenas para as vias respiratórias, pois ela também chega aos olhos e os deixa irritados. Essa irritação ocorre em função das substâncias tóxicas presentes nessa fumaça.
O tabaco também pode afetar a transparência do cristalino, uma espécie de lente que temos nos olhos. Com o passar dos anos, ele pode ficar opaco e originar uma catarata.
Ainda existem outras doenças graves que podem ser causadas pelo cigarro. Por isso, avalie os benefícios e malefícios que esse hábito traz para a sua vida.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em
cirurgia torácica em Belo Horizonte!