A cirurgia de Pectus Carinatum é feita para tratar o também conhecido como peito de pombo. É uma malformação rara em que o osso esterno é mais protuberante, provocando uma saliência no peito.
O desenvolvimento da condição é mais comum em crianças. Na maioria dos casos, ela não tem qualquer problema de saúde, uma vez que o coração e o pulmão continuam funcionando corretamente. A alteração física, entretanto, causa desconforto.
Os sintomas são:
- deformação do osso do peito
- dor leve, normalmente associada a movimentos bruscos e exercícios físicos
O tratamento pode ser feito para oferecer qualidade de vida para o indivíduo e deixá-lo melhor com seu corpo.
Cirurgia do pectus carinatum
Essa cirurgia tem uma abertura transversal na frente do peito, com um corte de aproximadamente 13 centímetros, mas pode variar, dependendo da estatura de cada pessoa e da localização das curvaturas do pectus. O objetivo é a retirada das cartilagens costais defeituosas. Assim o osso esterno se desconecta das costelas e pode retornar a posição adequada. Em alguns casos mais graves e necessário fraturar parcialmente o esterno para uma melhor posição. É realizado sob anestesia geral e o tempo de permanência no hospital varia de 3 a 5 dias. Após o procedimento osso e cartilagens cicatrizam e crescem novamente, porém de forma normal. A recuperação e feita apenas com remédios para dor e repouso nas primeiras 4 semanas. Depois desse período o paciente retornas as suas atividades e é aconselhado a iniciar atividade física de fortalecimento muscular para melhor o resultado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como cirurgiões torácicos em Belo Horizonte!