cirurgia para hiperidrose

Mitos e verdades sobre a cirurgia para hiperidrose

A transpiração é um processo normal do nosso corpo, fundamental para manter a temperatura interna dele. Por isso, é absolutamente natural suarmos durante as atividade físicas ou mesmo diante de certas situações de nervosismo e estresse. No entanto, quando isso se excede, pode indicar problemas de saúde, como a hiperidrose. Geralmente, o distúrbio surge na fase da pré-adolescência, mas normaliza quando o indivíduo entra na vida adulta, sendo provocada por fatores hereditários, emocionais e até por alguma doença. A hiperidrose primária, principal alvo da cirurgia de simpatectomia, é categorizada pelo suor excessivo na palma das mãos, na planta dos pés, nas axilas e as vezes no rosto, mesmo quando o indivíduo está parado calmo. Ela nao e causada por nenhuma outra doença, senso uma característica própria do paciente. Esse é um motivo de desconforto e estresse social para muitas pessoas porque o suor excessivo as deixa constrangidas. Dessa forma, realizar ações comuns como, apertar a mão de alguém, fazer carinho ou simplesmente assinar papéis pode ser desagradável para elas. Por isso, muita gente recorre ao procedimento cirúrgico para aliviar a sensação de incômodo. Só que há muitas dúvidas sobre o tema e isso acaba gerando distorções. Então, elaboramos este artigo a fim de esclarecer alguns mitos e verdades. Continue a leitura para saber mais!

A cirurgia para hiperidrose não é totalmente eficaz

Mito. A operação é eficaz e também é a solução definitiva para quem quer acabar de vez com o excesso de suor nas mãos e axilas.

A cirurgia não é indicada para todos

Verdade. Esse procedimento não é recomendado para algumas pessoas, dentre as quais estão as obesas, os diabéticos e os que apresentam insuficiência cardíaca. Ou seja, os pacientes com hiperidrose secundária (causada por outra doença) ou aqueles que possuem risco cirúrgico não adequado.

O Sistema Único de Saúde (SUS) não oferece o tratamento

Mito. O SUS oferece gratuitamente o tratamento para os pacientes que não possuem plano de saúde ou nãopodem pagar pelo procedimento. Para isso, os interessados devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo a fim de obterem mais informações.

O procedimento cirúrgico é perigoso

Mito. A simpatectomia torácica, como o próprio termo sugere, é realizada pelo tórax e visa eliminar o excesso de suor das mãos e axilas, podendo ser eficaz em alguns casos para o couro cabeludo e face. O procedimento é minimamente invasivo, já que tudo é feito a partir de pequenas incisões. Isso promove mais segurança, menos riscos, sangramentos, inflamações e infecções. Ele e realizado sob anestesia geral e dura aproximadamente 30 minutos. O paciente recebe alta no dia seguinte e tem uma recuperação completa entre uma e duas semanas. Os riscos são os habituais para qualquer procedimento cirúrgico, que são minimizados com as avaliações pre-operatórias e o preparo do paciente. A cirurgia para hiperidrose, na maioria dos casos, é a solução para quem precisa de uma resposta definitiva, afinal a técnica beneficia o paciente depois da operação, provavelmente, pelo resto de sua vida. No entanto, é importante salientar que, por se tratar de uma atividade cirúrgica, alguns pacientes podem sofrer com algumas contraindicações. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe