Cirurgia Robótica

Cirurgia robótica X cirurgia tradicional

Desenvolvida para dar mais segurança e precisão aos procedimentos cirúrgicos, a cirurgia robótica está cada vez mais comum no Brasil, mudando os caminhos da medicina tradicional. Com certeza é uma tendência para o futuro.

Mas você sabe quais são as principais diferenças entre a cirurgia robótica e a tradicional? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto: 

O que é cirurgia robótica torácica? 

Consiste em um tipo de cirurgia realizada com apoio de um robô, minimamente invasivo e totalmente controlado por um cirurgião. Ou seja, o equipamento não é autônomo e atua como se fosse uma extensão dos braços do médico.

O robô age de forma precisa no paciente e todos os movimentos são ordenados pelo médico, que vê em 3D e alta definição. Desta forma, consegue conduzir uma cirurgia torácica com muito mais perspectivas. Tudo isso favorece um procedimento livre de erros e com excelentes resultados.

4 vantagens da cirurgia robótica em relação à tradicional

Em comparação à cirurgia tradicional, a robótica proporciona vantagens exclusivas e beneficia tanto o paciente quanto a equipe profissional. Conheça melhor cada vantagem!

1- Cirurgia menos invasiva: esta técnica reduz as aberturas e usa os orifícios para tratar uma patologia.

2- Melhora na destreza: O robô oferece ao cirurgião gestos precisos, ausência de movimentos parasitários, controle inigualável na realização das operações. 

3- Visão 3D e ampliada: O robô oferece uma visão perfeita do campo operacional, graças ao uso de câmeras que garantem uma visão 3D clara, nítida e ampliada de extrema estabilidade. O cirurgião pode facilmente ampliar as áreas mais delicadas e mover-se pelo local da cirurgia, se necessário.

4- Multiplicação de gestos: a cirurgia robótica distingue-se pela presença de um efetor que permite reproduzir os gestos do cirurgião multiplicando-os. Portanto, se o cirurgião fizer um gesto de 10 cm, o robô só se moverá um centímetro.

Essas vantagens permitem que os cirurgiões realizem procedimentos mais complexos. Além disso, a cirurgia robótica geralmente resulta em um tempo de internação mais curto, menos dor pós-operatória e um retorno mais rápido às atividades do que a cirurgia aberta. Por outro lado, um mito comum é que o cirurgião realiza o procedimento em outra sala.

Qual método devo escolher?

Apesar de todas as vantagens, uma abordagem robótica à cirurgia nem sempre é a melhor para o paciente. Você pode expressar o seu desejo de realizar a sua cirurgia via robô e procurar um cirurgião habilitado para isso, mas a indicação para esse procedimento deve ser avaliada pelo profissional.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp