A cirurgia torácica robótica é realizada para tratar problemas que comprometem a região do tórax e o sistema respiratório. Ela é indicada inclusive no tratamento de câncer de pulmão.
Durante todo o processo cirúrgico o paciente fica sob efeito de anestesia geral, e a plataforma robótica fica próxima a ele, acompanhado de um cirurgião auxiliar.
Para fazer o manuseio do robô, o cirurgião utiliza dois controles que permitem fazer todo o controle dos “braços” do robô. O profissional também tem à disposição uma tela por onde consegue enxergar cada movimento minuciosamente.
De acordo com o objetivo da operação, todos os movimentos são feitos com sutileza, nos mínimos detalhes e com máxima atenção.
E com a revolução digital, a tendência é melhorar ainda mais as operações devido à tecnologia 5G. A expectativa é que as cirurgias robóticas sejam ampliadas, e até mesmo conduzidas de forma remota – desde que os desafios para tais avanços sejam superados.
Mas quais são as verdadeiras vantagens e desvantagens da tecnologia na medicina?
Assim como outros procedimentos, a cirurgia torácica robótica (RATS) é indicada de acordo com o quadro clínico do paciente. É sempre necessária uma pré-avaliação de um cirurgião especialista (principalmente com certificado nas técnicas que utilizam de plataforma robótica).
A cirurgia torácica robótica pode ser indicada em vários casos, mas ela é especialmente recomendada para os procedimentos que são considerados de difícil acesso e de maior complexidade.
Confira abaixo alguns tratamentos que são beneficiados pela cirurgia torácica robótica (RATS):
– Câncer de pulmão (lobectomias e pneumonectomias);
– Nódulos pulmonares (segmentectomias anatomicas);
– Cirurgias no diafragma;
– Bronquiectasias;
– Tumores que acometem o mediastino (timomas e teratomas);
– Miastenia Gravis.
Além de vantagens para o paciente, a Cirurgia Robótica também é um método que traz muita agilidade para o médico em todo o procedimento. Principalmente comparada à operação tradicional, ela acaba oferecendo muitos benefícios, como mais segurança durante o procedimento.
Ao fazer uso de ferramentas robóticas, é possível reduzir o número de erros humanos, uma vez que a plataforma dispõe de um rigoroso sistema de controle.
O robô é composto por sensores capazes de identificar e travar quando são identificados movimentos anormais ou caso o próprio cirurgião tenha soltado os controles. Para não haver erros, o sistema interrompe os movimentos instantaneamente.
Por meio de uma câmera de alta definição acoplada no robô, o médico possui uma visão tridimensional da anatomia do paciente.
Outro benefício da cirurgia torácica robótica é a maneira precisa com que os movimentos são realizados, pois além de oferecer maior ergonomia para o cirurgião, ela também disponibiliza total controle e exatidão dos movimentos. Isso propicia menor dor e recuperação mais rápida para o paciente, além de diminuir o sangramento.
Existem também alguns pontos negativos neste procedimento, como o custo de aquisição e realização, pois infelizmente muitos planos de saúde não cobrem as taxas requisitadas em sua totalidade.
Por fim, compreende-se que a Cirurgia Robótica Torácica possui muitos benefícios tanto para o paciente, quanto para o médico. As vantagens são principalmente a agilidade de todo o processo cirúrgico, com menos dor, além da recuperação mais rápida e com internação mais curta.
De outro lado, existem os custos de obtenção de todo os insumos necessários para a operação – que geralmente também não são custeados por planos de saúde.