Dia 31 de Maio é o Dia Mundial sem Tabaco, uma campanha mundial que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro para a saúde e lembrar o papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.
O tabagismo é responsável por mais de 80% dos casos de câncer de pulmão e mais de uma dezena de outros tipos de câncer, como esôfago, estômago, pâncreas, rim, bexiga, boca, laringe, faringe, garganta e mama. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a principal causa de morte evitável no mundo, com mais de 10 mil óbitos por dia.
O cigarro é composto por cerca de 4.700 substâncias tóxicas. Apresenta uma fase particulada (composta pela nicotina e pelo alcatrão) e uma fase gasosa (formada por monóxido de carbono, amônia, dentre outros). Como consequência da combustão do tabaco, essas substâncias tóxicas estão presentes na fumaça de cigarro, cachimbo, charuto, narguilé ou fumo-de-corda. Portanto, não existe forma e quantidade segura de consumo de tabaco.
O cigarro eletrônico
Utilizado por muitas pessoas como uma estratégia para interromper o hábito de fumar, ele também pode ser prejudicial para a saúde ao inalar o vapor produzido. A Organização Mundial da Saúde adverte que o uso do cigarro eletrônico não é uma forma segura de tratamento do tabagismo.
Muitas pessoas (principalmente jovens) não fumantes também utilizam o cigarro eletrônico por acreditarem que não faz algum tipo de mal. Entretanto, além de causar problemas para a saúde, o cigarro eletrônico pode funcionar como porta de entrada para o uso de cigarros ou outras formas de consumo de tabaco.
Fumante Passivo
Além de causar mal a quem inala diretamente a fumaça do tabaco, os malefícios são estendidos também aos não fumantes. A exposição à fumaça do tabaco presente no ambiente aumenta o risco da pessoa desenvolver doenças, como câncer de pulmão e infarto,
Todas as doenças causadas pelo consumo de tabaco também podem comprometer os tabagistas passivos, como as crianças.
Consequências do Tabagismo
O primeiro local de contato dos componentes do tabaco com o organismo ocorre na boca, causando danos como dentes amarelados e manchados, maior predisposição a cáries e mau hálito, além de câncer na cavidade oral.
Depois de passar pela boca, a fumaça atinge outros órgãos, como a faringe e a laringe, onde pode causar problemas como faringite, laringite e câncer da laringe. Ao ser transportada através da traqueia e dos brônquios, a fumaça chega ao seu destino final, o pulmão.
Por ser o depósito final de todos os componentes da fumaça do tabaco, o pulmão é o órgão mais seriamente comprometido pelas doenças relacionadas ao tabagismo. Enfisema pulmonar, bronquite e câncer de pulmão são as principais doenças observadas.
Por isso, hoje é um dia de conscientização também pela busca de hábitos saudáveis e uma rotina longe de cigarros. Atividade física, sono adequado e lazer também contribuem para uma melhor qualidade de vida.
Cuide de sua saúde e faça visitas de rotina ao seu médico!