O avanço da tecnologia também vem trazendo benefícios à medicina, e a cirurgia robótica é um bom exemplo disso. Menos invasiva e com potencial para uma recuperação mais rápida, essa modalidade está em crescimento no Brasil.
Cirurgia Robótica
A Cirurgia Robótica, como uma evolução da cirurgia por vídeo, é realizada através de pequenas incisões para dar acesso aos braços do robô que, junto a uma microcâmera que transmite as imagens em alta resolução e em 3D em uma tela, são comandados pelo cirurgião.
Para este formato de cirurgia, o médico precisa ter a habilitação específica para poder realizá-la por via robótica. Ela pode ser realizada sem precisar de grandes incisões para tratamentos de câncer, por exemplo.
Cirurgia por Vídeo
A Cirurgia por Vídeo também é feita de pequenas incisões realizadas no tórax do paciente, onde o próprio cirurgião presente no campo cirúrgico, manuseia os instrumentos para a realização da cirurgia, conforme a técnica escolhida para essa ocasião.
Desta forma, a maior diferença entre ambas é que na Cirurgia Robótica o cirurgião realiza o procedimento distante da mesa de cirurgia. Isso porque ele tem acesso a um painel de controle que dá movimento a braços mecânicos que manuseiam os equipamentos cirúrgicos, permitindo uma liberdade de movimento impossível de ser alcançada na cirurgia por vídeo
A cirurgia robótica de fato conseguiu superar diversos obstáculos para desenvolver um método ainda menos invasivo. Seus resultados são otimizados e oferecem mais rápida recuperação com menos dor pós-operatória justificando seu custo-benefício.
Em contrapartida, a cirurgia por vídeo é muito mais difundida, dado que necessita de equipamentos com menor custo em relação à robótica.
Discuta com o seu médico as melhores opções para o seu tratamento.
Para mais dicas e leituras de artigos como este, conte conosco em cirurgia torácica em Belo Horizonte!