doenças do pulmão

3 doenças do pulmão tratadas através de cirurgia

As doenças do pulmão são diversas, atingindo as vias respiratórias, a circulação e os tecidos do órgão, que fica localizado na caixa torácica. Saiba que cuidar dos pulmões é fundamental. Eles têm uma função importante no organismo e, quando não estão saudáveis, prejudicam muito a qualidade de vida. Nesse sentido, alguns casos mais graves de enfermidades que acometem esse órgão precisam ser tratadas por meio da cirurgia. Veja abaixo as três principais doenças em que a intervenção cirúrgica é indicada.

Evolução das técnicas cirúrgicas para tratamento das doenças do pulmão

O uso de técnicas médicas menos invasivas em procedimentos cirúrgicos é uma das principais características da medicina contemporânea. Microcâmeras e outros recursos óticos estão ajudando os cirurgiões a fazer tratamentos menos agressivos. Além da questão estética – cicatrizes menores– esta evolução garante uma cirurgia menos traumática, com baixo risco de infecções ou inflamações, mas principalmente com menos dor, o que ajuda muito no processo de recuperação.

Doenças do pulmão tratadas com cirurgia

Câncer de pulmão

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, 13% de todos os casos novos de câncer no Brasil são de pulmão. No mundo, é o tipo de tumor que mais mata. A doença atinge homens e mulheres na vida adulta e está associada, principalmente, ao tabagismo, responsável por 90% dos casos. A cirurgia é o principal tratamento para tumores malignos na região e, para ter mais chances de um resultado positivo, ela precisa ser associada a tratamentos complementares, como a quimioterapia.

Derrame pleural

A pleura é uma membrana que envolve os pulmões, ajudando nos processos de trocas gasosas por meio de um líquido, que, em alguns casos, pode se acumular, provocando um derrame. Esse quadro pode ser sinal de outras doenças, como insuficiência cardíaca, insuficiência renal, insuficiência hepática e algumas doenças reumatológicas. Para resolver o problema, o médico poderá indicar a toracocentese, ou punção pleural, a biópsia pleural, e a videotoracoscopia, ou pleuroscopia. Estes tratamentos citados são relativamente simples, desde sejam realizados em casos indicados pelo médico.

Nódulo pulmonar

A maior parte dos nódulos pulmonares identificados por exames de imagem são benignos, mas caso o médico entenda que o nódulo seja maligno, o paciente terá que passar por uma cirurgia de retirada. São vários fatores a considerar antes de escolher a melhor técnica, como o tamanho e a localização do nódulo. De forma geral, os procedimentos utilizados são videotoracoscopia ou cirurgia robótica. Mas lembre-se: sempre busque ajuda médica especializada para obter diagnósticos, orientações e tratamentos corretos. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe