doenças do pulmão

3 doenças do pulmão tratadas cirurgicamente

Doenças do pulmão são todos os distúrbios ou condições anormais de saúde que ocorram nessa região ou que afetem o seu funcionamento. A especialidade responsável por cuidar dessas patologias é a pneumologia.

Você conhece alguém que já foi acometido por uma doença pulmonar? Pois é, elas atingem grande parte da população e podem ser causadas por diversos fatores. A maior parte dos diagnósticos são tratados com medicamentos e procedimentos não invasivos.

Contudo, há casos em que ocorrem o agravamento da doença, exigindo a realização de um procedimento cirúrgico para sanar o problema. Continue a leitura e saiba quais são essas enfermidades que precisam ser tratadas cirurgicamente.

O que é uma doença pulmonar?

As doenças do pulmão são mais comuns do que imaginamos e estão diretamente ligadas a qualquer problema que interfira no funcionamento desse órgão. Elas são classificadas em três tipos:

  • Doenças das vias respiratórias – causam estreitamento ou bloqueio das vias áreas, afetando os tubos que transportam o oxigênio e outros gases para os pulmões, tais como asma, enfisema e bronquite;
  • Doenças do tecido pulmonar – provocam escoriação ou inflamação desse tecido, prejudicando a expansão dos pulmões e a absorção de oxigênio. Fibrose e sarcoidose pulmonar são alguns exemplos;
  • Doenças da circulação pulmonar – afetam os vasos sanguíneos dos pulmões e são causadas pela coagulação do sangue ou algum distúrbio nos vasos. Em casos mais graves podem afetar o funcionamento do coração.

Quais são as doenças do pulmão que podem ser tratadas cirurgicamente?

Geralmente, as doenças do pulmão podem ser tratadas com procedimentos simples. Entretanto, algumas vezes uma cirurgia maior pode ser a melhor ou a única forma eficaz de sanar o problema.

Essas são as principais doenças em que o procedimento cirúrgico pode ser necessário:

1# Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é um dos tipos de tumor maligno diagnosticados com mais frequência. O principal causador desta patologia é o tabagismo, responsável por 90% dos casos. Geralmente, os sintomas podem ser tosse, falta de ar, dor no peito, fadiga, emagrecimento e presença de sangue no escarro.

Com o diagnóstico dessa doença, o paciente pode ser submetido à cirurgia de retirada do tumor, radioterapia e quimioterapia. A cirurgia é o tratamento que oferece a maior chance de cura ou de controle do avanço do câncer, mas, para maior eficiência do resultado, os três tratamentos podem ser combinados.

2# Nódulo pulmonar

A identificação de nódulos no pulmão não estão diretamente relacionadas com o diagnóstico de câncer. Na maior parte dos casos, os nódulos são benignos e não trazem riscos de vida ao paciente. Geralmente, eles aparecem em decorrência de cicatrizes provenientes de pneumonia, tuberculose ou outras infecções.

Porém, mesmo sendo a minoria dos casos, os nódulos também podem ser malignos. Nestes casos, a cirurgia de retirada precisa ser realizada. De acordo com o tamanho dele, o procedimento cirúrgico pode ser feito por videotoracoscopia ou cirurgia robótica.

3# Derrame pleural

O derrame pleural é o acúmulo excessivo de líquido na pleura. Os principais sintomas apresentados pelo paciente são dor forte no peito, tosse e falta de ar. Normalmente, a dor torácica é o principal indicativo da enfermidade, pois é descrita como uma pontada, lancinante e que piora após uma inspiração profunda.

O tratamento do derrame pleural deve ser realizado para afetar a doença que deu origem à ele. Quando há casos de reincidência do derrame, pode ser necessário realizar a pleurodese. Esse procedimento cirúrgico consiste em injetar uma substância esclerosante para juntar as paredes da pleura, eliminando o espaço onde havia o acúmulo de líquido.

A pleurectomia é outro tipo de cirurgia que pode ser realizada. O procedimento visa retirar fragmentos da pleura para biopsia e também contribuir na pleurodese e prevenção do reacúmulo do líquido.

Então, agora você conhece os principais casos de doenças do pulmão em que o pneumologista precisa recorrer à cirurgião torácico. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

———-

O que deseja encontrar?

Compartilhe