Magnetic Resonance Imaging Tomography (MRI). the Doctor Is Expla - Editado

Entenda Como Funciona a Tomografia de Tórax

O exame de Tomografia Computadorizada (TC) de Tórax ou Torácico serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas doenças do pulmão e da caixa torácica, mas também na avaliação de patologia das estruturas do mediastino como doenças cardiovasculares, incluindo os grandes vasos (angio-TC), entre outras.

É um exame de diagnóstico por imagem, que possui múltiplos detectores para visualizar a parte interna do corpo. Ele pode ser reconstruído de forma tridimensional (reconstrução 3D) e avalia órgãos internos, ossos, partes moles e vasos com maior detalhamento do que um raio-x tradicional.

O exame é indicado para avaliação dos sinais ou suspeitas dos seguintes sintomas:

  • Dispneia (“falta de ar”, dificuldade em respirar);
  • Tosse;
  • Expectoração;
  • Sibilos (“pieira”, “chiadeira”);
  • Fadiga (cansaço);
  • Dor (dor no peito, dor nas costas);

A tomografia é particularmente utilizada para diagnosticar doenças que afetam os pulmões, entre elas estão:

Tumores Benignos e Malignos

A tomografia é uma etapa fundamental na avaliação de qualquer tumor torácico, benigno ou maligno, localizado na parede, mediastino ou pulmões. Especificamente no caso do câncer de pulmão, além de servir para avaliação da doença, ela também é utilizada para rastreamento em pacientes entre 50 e 80 anos que fumem ou tenham fumado uma determinada carga tabágica.

Pneumonia

É uma infecção que inflama os sacos de ar em ambos os pulmões, que podem ficar cheios de líquidos ou pus. Ela pode ser fatal, mas particularmente para bebês, crianças e pessoas com mais de 65 anos. Os sintomas incluem tosse com catarro ou pus, febre, calafrios, dor torácica e dificuldade respiratória.

Tuberculose

É uma doença bacteriana infecciosa, que apresenta como sintomas tosse (às vezes com sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre. É uma doença que se espalha quando uma pessoa infectada tem tosse ou espirra perto de uma saudável. Os pacientes com sintomas precisam de um longo tratamento com antibióticos.

Bronquiectasias e Fibrose Cística

Esses transtornos hereditários afetam as células que produzem muco, suor e sucos digestivos, tornando-os espessos, aderindo a tubos, dutos e passagens. Os sintomas variam e podem incluir tosse, infecções pulmonares reincidentes, incapacidade de ganhar peso e fezes gordurosas. Os tratamentos podem aliviar sintomas e reduzir complicações.

Inflamações e Doenças da Pleura

Pleura é o tecido que recobre o pulmão, quanto existe uma doença infecciosa ou inflamação, pode haver acúmulo de fluídos em torno dos pulmões, causando tosse, dor aguda no peito e falta de ar.

Doenças Pulmonares Intersticiais e Fibrose Pulmonar

São causadas por lesões e cicatrização no tecido pulmonar. A fibrose cicatriza e “engrossa” o tecido que envolve os alvéolos, comprometendo a função pulmonar. A lesão não pode ser revertidas, mas existem tratamentos e terapias que podem retardar a evolução da doença.

Alterações Congênitas

São alterações nos órgãos que acontecem na formação do feto e podem ou não ser hereditárias.

O preparo depende da região que será examinada. Nos exames de tomografia de contraste o paciente deve ficar de jejum por até 8 horas. 

Além disso, o paciente é orientado a retirar qualquer objeto de metal que possa estar usando, tais como: sutiã, piercings, brincos, joias e entre outros, pois podem distorcer as imagens geradas. Durante a realização do exame, é necessário utilizar uma roupa de algodão.   

Caso o paciente porte dispositivos implantados, como marca-passo, port-a-cath ou outros, deverá informar ao técnico em radiologia. Este detalhe não impedirá a realização do exame, porém novos cuidados serão tomados.   

Todas essas informações são passadas no momento do agendamento do exame. 

Busque sempre ajuda médica para auxiliar no melhor encaminhamento para exames e um diagnóstico certo.

Caso tenha dúvidas, nossa equipe está disponível para ajudar! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe