imagem pulmão humano

O que é Pectus? O que é e como tratar

O Pectus Excavatum, conhecido também como peito ou tórax escavado ou em funil, é a deformidade morfológica mais comum da parede torácica. 

Quais são as principais características da doença?

Caracteriza-se por um crescimento anormal das cartilagens costais, promovendo um afundamento ou depressão do esterno, que faz com que se forme uma “cova” no meio do peito. O esterno é um osso achatado localizado na linha média anterior da caixa torácica, ao qual se fixam as primeiras 10 costelas, através das cartilagens costais.

O Pectus Excavatum não é uma doença provocada por agentes patogênicos, como bactérias ou vírus. Na verdade, trata-se de uma condição congênita — ou seja, o indivíduo nasce com essa predisposição. Por exemplo, se há casos na família, existe a possibilidade de outros indivíduos dela manifestarem no início de suas vidas.

E qual o tratamento?

O tratamento mais indicado depende da gravidade da deformidade e do impacto resultante na qualidade de vida do paciente. Pode variar desde a observação clínica nos casos leves e sem impacto na qualidade de vida, fisioterapia em casos leves com impacto na qualidade de vida, órtese nos casos moderados e cirurgia nos casos de grande deformidade ou grande impacto na qualidade de vida.

Apesar da condição (em sua grande maioria dos casos) não trazer grandes prejuízos para a saúde, ele interfere expressivamente na qualidade de vida do indivíduo, especialmente em sua auto-estima. Por isso, o ideal é corrigir a postura o quanto antes,  permitindo que o desenvolvimento aconteça da melhor forma possível.

Conte conosco para uma avaliação individualizada de cada caso de pectus excavatum. A equipe BH Tórax está à sua disposição! 

Visite seu médico regularmente!

O que deseja encontrar?

Compartilhe