Parar de fumar não é uma tarefa fácil. O uso constante da nicotina estimula regiões do cérebro relacionadas ao prazer. Além disso, o vício do cigarro cria rotinas difíceis de se quebrar.
Pessoas que têm o hábito de fumar costumam adoecer com mais facilidade, além de apresentarem menor resistência física, menos fôlego, uma piora de rendimento nos esportes e, inclusive, na vida sexual.
Da mesma forma, fumantes envelhecem mais depressa e estão mais propensos a desenvolverem uma infinidade de doenças, entre elas o câncer de pulmão.
Para que o tratamento tenha êxito, é importante repensar os hábitos de vida e avaliar quais mudanças de comportamento são necessárias.
Conheça algumas dicas importantes, que irão te ajudar a largar o vício.
Dicas práticas para parar de fumar
1 – Transforme o lado negativo em positivo
Pense nos aspectos negativos que você considera ao fumar e utilize-os para lhe dar força ao resistir a abstinência. Se você se assusta com a grande quantidade de cigarros que fuma durante um dia, ou no mês, utilize essa sensação para não ceder à vontade.
Da mesma forma, se você se incomoda com o cheiro nas roupas ou no quarto, o gosto ou com o cansaço, lembre-se desses aspectos para não fumar.
2 – Adote uma alimentação equilibrada
A alimentação é uma aliada nesse processo. Não fique longos períodos sem se alimentar. Para isso, tenha pequenas porções de alimentos não calóricos, como frutas, cenoura e pepino cortados. Essas ações ajudam no combate à ansiedade.
Além disso, beba muita água durante o dia. Ande sempre com uma garrafinha e, quando pensar em acender um cigarro, tome um gole.
3 – Chicletes
O uso de gomas de mascar podem também ser grandes aliadas no combate à ansiedade. Existem no mercado opções de chicletes sem açúcar, além de gomas de mascar específicas para quem pretende parar de fumar.
4 – Atividade física
A prática de exercícios físicos auxilia no controle do peso e libera a serotonina e a endorfina, que promovem uma sensação de bem-estar. Identifique uma atividade que você se sinta bem e fomente este hábito.
5 – Evite os fumantes
Evite ficar no mesmo local onde as pessoas estejam fumando. Caso sejam pessoas próximas, comunique-as que você está nesse processo, para que elas evitem oferecer um cigarro.
6 – Atividades terapêuticas
Além dos exercícios físicos, faça outros tipos de atividades para “ocupar a cabeça”. Pense em um curso ou uma oficina que tenha vontade de fazer e matricule-se
7 – Valorize o bolso
Contabilize quanto de dinheiro você já economizou diariamente ou semanalmente. Cada vez que você resiste, anote e some. Ao final do mês, você vai se surpreender com o resultado. Se preferir, deposite o dinheiro economizado em um local seguro. Essa economia poderá servir como um incentivo.
Fique atento aos ganhos que você adquire na medida em que avança no processo de parar de fumar. Você pode perceber que seu olfato, sua pele e seu paladar melhoram, além proporcionar mais qualidade de vida.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em
cirurgia torácica em Belo Horizonte!