pneumatorax

Pneumotórax: o que é e quais os sintomas?

Você já ouviu falar em pneumotórax? Essa é uma condição que afeta a nossa respiração e, consequentemente, a saúde geral do nosso organismo. 

Quer entender melhor esse problema? Continue a leitura que explicaremos. 

O que é pneumotórax? 

O pneumotórax é uma condição que surge quando o ar, que devia estar dentro do pulmão, consegue escapar para o espaço pleural que fica entre os pulmões e a parede torácica. Quando isso ocorre, o ar que está preso nessa região pode causar extrema pressão nos pulmões levando-o ao colapso. 

Quais as causas?

Em geral, o pneumotórax é causado por um trauma. A maioria dos casos ocorrem devido a acidentes de trânsito em que a pessoa sofre um grande impacto na região torácica ou quando há um corte no local. 

Apesar dessas serem as principais causas, a condição ainda pode ser causada como consequência de uma doença crônica, ou até mesmo se manifestar sem uma causa aparente (mas não se preocupe, isso é bem raro). 

Quais os sintomas causados pelo pneumotórax? 

Essa condição pode afetar gravemente a respiração e até alterar o funcionamento do coração. 

De modo geral, os principais sintomas são:

  • Dor intensa e repentina, que piora ao inspirar;
  • Sensação de falta de ar;
  • Dificuldade para respirar;
  • Pele azulada, especialmente nos dedos e lábios;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Tosse constante.

Os sintomas podem ser de difícil identificação, por isso é comum que o Pneumotórax seja identificado em fases avançadas, ou seja, quando está causando repercussões severas à respiração. 

Quando devo procurar ajuda médica? 

A respiração é uma parte vital da nossa existência. Quando o indivíduo enfrenta algum problema de respiração, ele pode sofrer com diversas consequências, que vão desde problemas cardíacos, passando por problemas cognitivos, podendo inclusive ser fatal. 

Qualquer condição que afete a respiração deve ser imediatamente diagnosticada e tratada. Assim, se uma pessoa está sofrendo com os sintomas citados acima, deve-se procurar ajuda médica imediatamente. Afinal, quanto mais tempo a respiração estiver prejudicada, maiores e mais graves podem ser as consequências. 

Na maior parte dos casos, o pneumotórax pode ser identificado através de um raio X do tórax e avaliação dos sintomas. O médico também pode solicitar outros exames complementares, como tomografia computadorizada, para identificar mais detalhes que ajudem a adequar o tratamento.

O tratamento pode variar desde observação, ou pequenos procedimentos que possibilitem a drenagem do ar e reexpansão pulmonar, até cirurgias pouco invasivas sob anestesia geral em alguns casos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp