pós-operatório da hiperidrose

Cuidados no pós-operatório da hiperidrose

Você já deve ter ouvido falar em cirurgia de hiperidrose. E, ainda, da forma mais leiga possível, em que apenas afirmam ser o único tratamento para o suor excessivo. Mas, você realmente sabe como funciona este tipo de procedimento cirúrgico e como é o pós-operatório da hiperidrose? 

Se você chegou até aqui com essas dúvidas, então, te convidamos a acompanhar o nosso artigo e conhecer um pouco mais sobre esta cirurgia. Veja a seguir!

O que é hiperidrose?

Pessoas com transpiração excessiva vivem com uma variedade de desafios no dia a dia: 

  • limitações pessoais e profissionais; 
  • desconforto contínuo; 
  • constrangimento. 

Indivíduos com hiperidrose sofrem com constantes constrangimentos no cotidiano, por isso, tal condição causa preocupação frequente.

Felizmente, vemos grandes melhorias no tratamento da hiperidrose e na compreensão desta condição pouco reconhecida. 

Existem alguns tipos de tratamentos que podem ser utilizados para amenizar, ou até mesmo curar, a condição, que incluem:

  • estímulos que podem causar o suor, como comidas picantes ou cafeína;
  • roupas e calçados feitos de materiais naturais, como o algodão;
  • antitranspirantes que contêm cloreto de alumínio, que podem ser usados ​​em outras partes do corpo, como as mãos e os pés;
  • comprimidos anticolinérgicos, que podem ajudar a reduzir o excesso de suor, no entanto, podem ter efeitos secundários, como a boca seca;
  • toxina botulínica, que são injeções múltiplas de botox sob a pele; 
  • simpatectomia, cirurgia feita na cadeia nervosa simpática para diminuição do suor 

Após discutir sobre a possibilidade de realização do procedimento com o seu médico, então, pode ser feito um encaminhamento para um cirurgião especialista, que esclareça todos os procedimentos, dentre eles, o pós-operatório da hiperidrose. Veja como costuma ser esta etapa do procedimento, a seguir.

Pós-operatório da hiperidrose 

Neste momento, o paciente é orientado a realizar exercícios respiratórios, inspiração profunda e sustentada com um fisioterapeuta. Frequentemente, utiliza-se espirometria de incentivo.

Na ausência de complicações no pós-operatório da hiperidrose, o paciente recebe alta no dia seguinte à operação. 

O paciente recebe alta com instruções por escrito, prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios por uma semana.

A maior parte dos pacientes opta por retornar às suas atividades normais entre 2 a 4 dias após o procedimento cirúrgico. Normalmente, a dor pode ser uma limitação. No entanto, se ela não for intensa, o paciente pode retomar a sua rotina ainda antes. 

Em casos em que hajam aderências pleurais (o que pode ocorrer em função de doenças anteriores que comprometeram a pleura), pode ser necessária a utilização de dreno pleural. Na maior parte dos casos, ele é retirado após 24 horas.

As cicatrizes são muito pequenas, e ficam “escondidas” na região das axilas. Em média não há pontos na pele para serem retirados.

Atenção! Tenha em mente que os procedimentos cirúrgicos para o tratamento da transpiração excessiva são considerados grandes cirurgias e que requerem treinamento especial. 

Portanto, se você estiver considerando o tratamento cirúrgico, certifique-se de que seu especialista seja bem treinado e informado sobre as pesquisas mais recentes. 

Quer saber mais sobre pós-operatório da hiperidrose? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe