O que é Cirurgia Torácica?
A cirurgia torácica é uma especialidade médica que abrange o tratamento de doenças, como o câncer de pulmão.
Esta especialidade médica é realizada pelo profissional médico chamado de “cirurgião torácico” – que necessita de extensos conhecimentos de cirurgia pulmonar, geral, cervical, e vascular..
A cirurgia torácica é focada especialmente para tratar de problemas na caixa torácica e no sistema respiratório: áreas que compreendem a traquéia, os brônquios, parede torácica, pleura, mediastino e os pulmões.
Em geral, cirurgia é o nome dado a qualquer procedimento que exige uma intervenção, seja ela manual ou com a utilização de instrumentos e tecnologias médicas. No caso da cirurgia torácica, atualmente, a maioria dos procedimentos é praticada de forma minimamente invasiva, seja por via endoscópica, videocirurgia ou cirurgia robótica.
O que faz um Cirurgião Torácico?
Um cirurgião torácico é responsável pelo tratamento de inúmeras doenças que podem acometer o paciente e, por isso, o profissional pode trabalhar em parceria com outras especialidades médicas.
De forma segura e servindo para substituir as intervenções tradicionais, a cirurgia torácica feita por vídeo ou robótica é indicada para inúmeras condições clínicas. Esse tipo de procedimento além do pulmão (lobectomias e segmentectomias), também pode ser feito para as doenças pleurais (derrame pleural, empiema, pneumotórax) ou mediastinais (linfadenectomia mediastinal, miastenia, timomas ou outros tumores do mediastino).
Conheças os tipos de procedimentos:
- Traqueostomia
- Traqueoplastia
- Simpatectomia Torácica
- Lobectomia Pulmonar
- Segmentectomia Pulmonar
- Drenagem da cavidade Pleural
- Pleurectomia e Pleurodese
- Cirurgia das deformidades da parede torácica anterior
- Broncoscopia rígida
- Broncoscopia Flexível e Ecobroncoscopia
- Mediastinoscopia
- Linfadenectomia mediastinal
- Timectomia
- Toracoscopia ou Pleuroscopia
- Cirurgia torácica robótica
Na cirurgia torácica, a recuperação depende muito do tipo da abordagem realizada. Habitualmente, nas cirurgias por vídeo ou robótica o tempo de internação varia em torno de 3 a 5 dias, e a recuperação em duas semanas.
Já nas cirurgias abertas, o paciente normalmente fica internado uma semana e demora até um mês para se recuperar. Por isso é importante contar sempre com as abordagens menos invasivas possíveis.
Temos uma equipe preparada para atender cirurgias de alta complexidade. Estamos à sua disposição!