O que é a Tuberculose?
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma micobactéria que pode atingir diferentes órgãos, como pulmão, pleura, ossos, sistema nervoso, linfonodos, intestinos e o sistema genitourinário.
É uma doença contagiosa e a transmissão é direta, de pessoa a pessoa. Portanto, a aglomeração de indivíduos é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso, que é aspirado por outra pessoa.
Embora o único meio de transmissão da doença seja por vias aéreas, a bactéria pode entrar na corrente sanguínea e infectar outros órgãos, mesmo sem se manifestar. Cada sistema imunológico funciona de uma maneira diferente à contaminação.
Abaixo, confira os tipos de tuberculose mais comuns:
- Tuberculose Pulmonar: afeta os pulmões e é sua forma mais comum. O bacilo se instala no pulmão e causa sintomas como tosse , com sangue ou sem, dor e dificuldade de respirar.
- Tuberculose Ganglionar: acontece quando a bactéria se instala nos gânglios, área que concentra células de defesa. Os sintomas se diferenciam da tuberculose pulmonar com inchaço dos gânglios, inflamação, vermelhidão e dor no local afetado.
- Tuberculose Pleural: neste caso, o bacilo afeta a pleura, membrana que reveste os pulmões. Entre os sintomas mais comuns estão febre, falta de ar, astenia (perda ou diminuição da força física), emagrecimento, tosse e dor torácica. A tuberculose pleural é uma das principais causas do derrame pleural.
- Tuberculose Óssea: o bacilo da tuberculose também pode afetar ossos, sendo os mais frequentes vértebras, ossos longos e grandes articulações (como quadril, joelho e tornozelo). Febre, emagrecimento, fraqueza muscular, dor óssea, limitação dos movimentos e atrofia estão entre os sintomas. Algumas vezes podem ocorrer até fraturas.
- Tuberculose Cutânea: considerada uma das formas mais raras, esta doença se manifesta na pele de diversas formas, como através de úlceras, abcessos, nódulos e hiperqueratose (engrossamento da camada externa da pele).
Os sintomas são variáveis, dependendo da imunidade de cada pessoa. Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, enquanto outros apresentam sintomas exuberantes. Os sinais e sintomas mais frequentes são:
- Tosse por mais de duas semanas;
- Produção de catarro;
- Febre;
- Sudorese;
- Cansaço;
- Dor no peito;
- Falta de apetite;
- Emagrecimento;
- Escarro com sangue em casos mais graves.
Como funciona o tratamento?
O tratamento da tuberculose é baseado no uso de antibióticos. O tempo é variável, durando no mínimo seis meses, com a ingestão de comprimidos diariamente. Não pode haver desistência do tratamento antes do término, devido ao alto risco de resistência bacteriana. O uso de medicamentos inalatórios e ajuste da alimentação são complementos importantes para ajudar a melhorar a qualidade de vida nesse período.
Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção da tuberculose também inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.
Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar ajuda médica o mais rápido possível. Atente-se aos sintomas!