O tabagismo é uma das maiores ameaças à saúde pública no mundo e,
de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano.
Além disso, a OMS também afirma que desse total de mortes, cerca de 1,2 milhão ocorrem pela simples exposição ao tabaco. Dessa forma, é possível perceber a gravidade do problema e o potencial destrutivo do cigarro.
Muitas pessoas questionam sobre o que é verdade e o que é mito quando falamos dos prejuízos que o tabagismo causa a saúde. Com o intuito de informar, irei abordar nesse texto apenas os danos que são comprovados pela medicina. Continue a leitura.
O cigarro torna você um dependente químico
Entre as diversas substâncias encontradas no cigarro e seus derivados está a nicotina. Essa é a droga responsável por tornar os seus usuários em dependentes químicos. Isso ocorre porque a nicotina produz a sensação de prazer e bem-estar em quem a utiliza.
Quando você fuma um cigarro, a nicotina é inalada e atinge ao sistema nervoso central, alterando o seu estado emocional e comportamental. Em decorrência do uso contínuo, o cérebro se acostuma com a presença da substância.
Isso exige que o usuário fume cada vez mais cigarros, de modo que a nicotina continue a produzir os mesmos efeitos que produzia no início.
Quem sofre com tabagismo está mais propenso a adquirir câncer
O cigarro e seus derivados são responsáveis por 90% dos casos de câncer de pulmão. Porém, outros órgãos também podem desenvolver tumores malignos em função dos produtos do tabaco.
Para que você tenha uma ideia, o tabagismo pode provocar câncer de bexiga, pâncreas, fígado, colo do útero, esôfago, rins, laringe, boca, pescoço e estômago.
O cigarro pode afetar a saúde da sua família
Conhecido como fumantes passivos, os seus familiares e as pessoas que vivem no mesmo ambiente que você também são afetadas pelo seu vício. A inalação da fumaça do cigarro aumenta em 30% as chances de desenvolver um câncer de pulmão.
As crianças que estão expostas ao tabaco podem sofrer com resfriados, infecções do ouvido médio, pneumonia, bronquite e exacerbação da asma.
O tabaco é a porta de entrada para diversas doenças
Cada cigarro contém, pelo menos, 4.720 substâncias tóxicas, tais como, nicotina, monóxido de carbono, polônio 210 e cádmio. A presença desses produtos em nosso organismo pode produzir diversos tipos de diferentes de doença, além da dependência e do câncer.
As patologias mais recorrentes são enfisema pulmonar, bronquite, angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurisma, avc, trombose, osteoporose, catarata, impotência sexual, infertilidade, menopausa precoce, catarata, entre outros.
Esses são apenas alguns de todos os malefícios provocados pelo tabagismo na sua saúde. Por isso, aproveite enquanto há tempo e pare de fumar.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em
cirurgia torácica em Belo Horizonte!