tabagismo

6 sintomas do tabagismo

O tabagismo pode ser definido como o hábito desenvolvido por uma pessoa que a faz procurar consumir, de forma frequente e regular, produtos derivados do tabaco e que contenham nicotina. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o vício em nicotina constitui a principal causa de morte evitável em todo o mundo. No Brasil, as estimativas apontam que o cigarro mata cerca de 200 mil pessoas por ano.

O que é o tabagismo?

Uma observação importante sobre o tabagismo é que, inicialmente, o consumo não costuma provocar sinais de abstinência na pessoa. Porém, a continuidade do uso e, devido aos efeitos provocados pela nicotina, ela pode desenvolver esses sinais de forma rápida em sua rotina. A questão do reforço positivo oriundo da nicotina, o uso do cigarro como uma válvula de escape para relaxar no dia a dia e a criação de hábitos sempre relacionados com o fumo afetam o sistema nervoso central. Com isso, é cada vez mais difícil deixar o vício de lado. A nicotina é o principal composto ativo no cigarro. Essa é uma droga que provoca dependência química muito rapidamente. As sensações de relaxamento e prazer que ela oferece se devem ao fato de que trata-se de uma substância psicoativa. Por isso, o tabagista apresenta sinais abstinência quando deixa de lado o hábito de fumar.

Sintomas característicos do tabagismo

A seguir, selecionamos alguns dos principais sintomas do tabagismo. Os sinais e sintomas do vício em cigarro são muito fáceis de serem percebidos. Os principais e mais evidentes são:
  1. Perda do controle sobre a quantidade de cigarros consumidos diariamente;
  2. Sensação de frustração por não conseguir parar ou reduzir o consumo da nicotina;
  3. Necessidade de aumentar cada vez mais a quantidade de nicotina consumida, para se obter o efeito provocado pela substância;
  4. Uso de mais de 20 cigarros por dia;
  5. Interrupção das atividades no trabalho, e até sociais, devido ao vício;
  6. Síndrome de abstinência, quando ocorre a diminuição ou suspensão do uso de cigarros.

Recomendações

Mesmo que se fume apenas um cigarro por dia, o organismo será prejudicado. Estudos apontam que fumantes diários têm 50% a mais de risco para um ataque cardíaco. E, claro, quanto mais se fuma, mais esse percentual sobe. Normalmente, a vontade de fumar costuma durar algo entre 3 a 5 minutos. Se a pessoa conseguir vencer esses curto espaço de tempo, já está na direção certa para parar de fumar. Uma dica é se basear no método dos 4 D’s:
  • Delay (Esperar/Aguardar): aguardar pelo menos cinco minutos quando a vontade chega. Isso ajuda o impulso a passar;
  • Distract (se distrair): fazer alguma coisa que tire o foco do cigarro e distraia a mente;
  • Drink (beba): beber água e sucos quando o impulso chega. Isso ajuda a enganar o organismo, até a vontade passar;
  • Deep breath (respire fundo): por mais incrível que pareça, respirar fundo algumas vezes ajuda a acalmar e diminuir o estresse provocado pela vontade de fumar.
Vencer o tabagismo não é algo fácil. Mas, deixar o cigarro é a única maneira de não correr riscos e garantir uma saúde melhor no futuro. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe