Toracocentese

Toracocentese: o que é e quando é indicada?

Você já ouviu falar de toracocentese? Também chamado de punção pleural, esse procedimento é realizado para drenar líquidos existentes na cavidade pleural, removendo acúmulos anormais de fluidos presentes na região.

A toracocentese também pode ser realizada com finalidade diagnóstica, já que ela serve para coletar amostras de tecidos  para a realização de biópsia da pleura.

Quer saber mais sobre a toracocentese? Leia o artigo e confira maiores detalhes sobre o assunto.

O que é toracocentese?

Antes de aprofundarmos a conversa acerca da  toracocentese em si, é preciso falar sobre a estrutura e funcionamento da cavidade pleural. A cavidade pleural corresponde ao espaço existente entre a pleura visceral, responsável por cobrir os pulmões, e a pleura parietal, responsável por revestir a cavidade torácica internamente.

Nesse espaço, existe uma pequena quantidade de líquido, que tem a função de diminuir o atrito entre as pleuras durante a atividade respiratória. Ela também controla a pressão negativa na cavidade pleural, enquanto expiramos, impedindo o colapso pulmonar.

Quando há excesso de líquido de qualquer natureza na cavidade pleural, dá-se início a um quadro de derrame pleural, condição que pode ser desencadeada por múltiplas causas e, frequentemente, demanda a realização da toracocentese. Este procedimento é realizado para fazer a drenagem de fluidos no local.

Como a toracocentese é realizada?

Na toracocentese ocorre o acesso à cavidade pleural através de punção feita a partir da parede torácica. No procedimento, o médico remove o acúmulo excessivo de líquido presente e pode recolher amostras de tecido para biópsia.

A toracocentese é feita preferencialmente com o paciente sentado, mas pode ser realizada na posição deitada. Antes de ser executado o procedimento, o profissional solicita exames de imagem para confirmar o derrame pleural e checar o nível de líquido existente na cavidade.

A região da pele na qual a agulha de toracocentese será inserida deve ser preparada e anestesiada antecipadamente. O local utilizado fica entre duas costelas, onde ocorrerá a aspiração do líquido presente.

Após a punção, que dura aproximadamente 30 minutos, um curativo é feito no local da intervenção, para protegê-lo. O médico pode prescrever medicamentos analgésicos para controlar dores e desconfortos eventuais. O paciente é liberado em pouco tempo, já que a toracocentese não demanda internação.

Quando a toracocentese é indicada?

Este procedimento é indicado quando há confirmação da existência de derrame pleural. A intervenção é utilizada para determinar a causa do problema, através da coleta de líquido e tecidos, bem como para o alívio dos sintomas.

Vale ressaltar que a toracocentese é contraindicada em casos de pacientes que apresentam lesões cutâneas e alterações comprovadas na coagulação do sangue.

De modo geral, trata-se de um procedimento seguro, porém, raramente pode estar associado a complicações, como pneumotórax, dor local, desconforto geral, tosse, edemas pulmonares, sangramento e enfisema subcutâneo. Fazer a toracocentese com um médico qualificado diminui – e muito – esses riscos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em cirurgia torácica em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe